As bebidas energéticas destinam-se a aumentar a energia, o estado de alerta e a concentração de quem as consome. Pessoas de todas as idades costumam tomar energético e sua popularidade continua crescendo. No entanto, alguns profissionais de saúde alertam que as bebidas energéticas podem trazer consequências prejudiciais, o que tem levado muitas pessoas a questionar sua segurança.
Ao longo desse artigo, nós vamos analisar o que há de bom e de ruim nas bebidas energéticas de acordo com os especialistas, oferecendo uma ampla revisão de seus efeitos na saúde.
As vantagens de tomar energético
As pessoas consomem bebidas energéticas por vários motivos, especialmente para aumentar a vigilância mental, melhorando a função cerebral. Vários estudos confirmam que as bebidas energéticas podem realmente melhorar vários aspectos da função cerebral, como memória, concentração e tempo de reação, ao mesmo tempo que reduzem a fadiga mental.
Muitos pesquisadores acreditam que esse aumento na função cerebral pode ser atribuído exclusivamente à cafeína, enquanto outros especulam que a combinação de cafeína e açúcar em bebidas energéticas é totalmente necessária para se obter o maior benefício possível.
Outra razão pela qual as pessoas consomem bebidas energéticas é para ajudá-las a “funcionar” mesmo quando estão cansadas ou com sono. Até mesmo motoristas em longas viagens noturnas muitas vezes costumam tomar algum energético para ajudá-los a ficar alertas enquanto estão atrás do volante.
Alguns estudos usando simulações de direção concluíram que as bebidas energéticas podem realmente aumentar a qualidade da direção e reduzir a sonolência. No entanto, o consumo excessivo de energéticos também pode afetar negativamente a qualidade do sono e o funcionamento do coração, como veremos a seguir.
As desvantagens de tomar energético em excesso
Apesar das bebidas energéticas apresentarem um número considerável de benefícios, também existem preocupações de que elas podem contribuir para o surgimento de problemas cardíacos. Além disso, estudos também mostraram que o consumo de bebidas energéticas pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que pode ser prejudicial para a saúde do coração.
Ainda assim, embora você precise ter cautela ao consumir bebidas energéticas se tiver histórico de doenças cardíacas, é improvável que o consumo ocasional e em quantidades razoáveis cause problemas cardíacos em adultos saudáveis sem histórico de problemas no coração.
Também vale destacar que, embora misturar bebidas energéticas com álcool seja incrivelmente popular entre jovens adultos e estudantes universitários, isso representa uma grande preocupação de saúde pública. Essa combinação pode ser muito perigosa porque pessoas que ingerem energéticos com bebidas alcoólicas tendem a apresentar um consumo ainda maior de álcool.
Para finalizar, não podemos deixar de citar que a maioria das bebidas energéticas contém uma quantidade considerável de açúcar. O consumo de bebidas com altas doses de açúcar, como a maioria das bebidas energéticas, tende a elevar a quantidade de glicose no sangue, o que pode ser muito ruim para a saúde, especialmente se você tiver diabetes.
Uma palavra final
Como você pode ver, as bebidas energéticas podem fornecer muitos dos benefícios prometidos, aprimorando a função cerebral e ajudando você a trabalhar mesmo se estiver cansado. No entanto, o uso excessivo de energéticos pode causar uma série de problemas de saúde, principalmente por conta da ingestão excessiva de cafeína e açúcar.
Se você optar por tomar bebidas energéticas, limite sua ingestão a 473 ml por dia. Além disso, tente reduzir a ingestão de outras bebidas com cafeína para evitar os efeitos nocivos do excesso de cafeína.
Também vale mencionar que algumas pessoas, incluindo mulheres grávidas lactantes, crianças e adolescentes, devem evitar bebidas energéticas completamente.
Leia Também: Do que é feito o Red Bull?
Leia Também: O que acontece se uma pessoa não fizer cocô?
No fim das contas, embora beber ocasionalmente uma bebida energética provavelmente não cause qualquer dano ao seu corpo, é aconselhável evitar consumir altas doses de bebidas energéticas como parte de sua rotina diária.
De certo modo, é tudo uma questão de moderação, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉