no

O que faz um gerente de recursos humanos?

Profissional é de extrema importância para o recrutamento e treinamento de funcionários de uma empresa.

Gerente de recursos humanos
Foto: Wikimedia Commons

Você costuma prosperar em situações que envolvem interação, persuasão ou recrutamento de pessoas? Gosta de ficar por dentro do que ocorre nos bastidores de sua empresa? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de gerente de recursos humanos!

O gerente de recursos humanos é o profissional que supervisiona e gerencia o departamento de recursos humanos de uma empresa. Em suma, ele atende às necessidades e questões envolvendo todos os colaboradores da empresa, desde a contratação e demissão até a folha de pagamento e gestão de disputas.

Em algumas empresas, o departamento de recursos humanos pode ser bastante grande, com vários funcionários, enquanto outras empresas menores podem ter apenas um gerente de recursos humanos para lidar com os aspectos gerais do departamento.

Gerente de recursos humanos
Foto: Pixabay

Como é a rotina de trabalho de um gerente de recursos humanos?

Dependendo do tamanho da empresa, o gerente de recursos humanos pode cumprir uma variedade de funções. Em geral, o departamento de recursos humanos tende a lidar com o processo de recrutamento, seleção e contratação de todos os novos funcionários. Da mesma forma, esse departamento também auxilia os novos colaboradores a configurar a folha de pagamento e a explicar os benefícios disponíveis para suas funções.

Os gerentes de recursos humanos também devem informar os funcionários atuais sobre quaisquer atualizações ou alterações em sua folha de pagamento ou benefícios, lidar com disputas ou reclamações de assédio, resolver questões envolvendo planos de carreira e salários e cuidar do bem-estar geral dos funcionários.

Mais importante ainda, um gerente de recursos humanos deve estar disponível para responder às perguntas e necessidades dos funcionários da empresa. Vale destacar que os funcionários podem apresentar qualquer tipo de problema e reclamação, sendo que o gerente deve lidar com essas reclamações com profissionalismo, respeitando e tendo um firme entendimento dos funcionários e dos direitos da empresa.

É importante deixar claro que os gerentes de recursos humanos nunca podem favorecer um funcionário em detrimento de outro. Na verdade, eles sempre devem cuidar para que todos os funcionários de sua empresa sigam as diretrizes que foram estabelecidas para eles.

Foto: Pixabay

Como é o ambiente de trabalho desse profissional?

Os gerentes de recursos humanos geralmente trabalham em um ambiente de escritório com uma carga de trabalho semanal de nove a cinco horas. No entanto, tenha em mente que a carga de trabalho irá variar dependendo de quando o ano fiscal termina ou se há grandes mudanças ocorrendo dentro da empresa.

Um gerente de recursos humanos também poderá ter que lidar com uma certa quantidade de interrupções ao longo de seu dia de trabalho. Algum funcionário pode procurá-lo com questões que requerem atenção imediata e o gerente terá que resolver esses problemas à medida que surgirem.

Como se tornar um gerente de recursos humanos?

A maioria das empresas tende a exigir um diploma de um curso superior. Embora existam muitos programas de dois anos para a formação de tecnólogo em Recursos Humanos, uma pessoa interessada nessa área também faria bem em investir em uma educação de quatro anos em um curso de bacharelado em Administração.

Muitos gerentes de recursos humanos também continuam seus estudos ao longo da carreira, obtendo certificados e especializações adicionais nos aspectos específicos de seu campo. Também vale mencionar que um gerente de recursos humanos costuma ter vários anos de experiência na área como assistente antes de ser promovido a gerente.

Lembre-se que a moral dos funcionários é de vital importância para o gerente de recursos humanos, portanto, devem ser implementadas práticas que criem e ajudem a fomentar a moral elevada dos colaboradores dentro da empresa.

Leia Também: O que faz um luthier?
Leia Também: O que faz um oceanógrafo?

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de citar que os gerentes de recursos humanos geralmente conduzem pesquisas para ver quais áreas da empresa podem ser melhoradas e, então, devem descobrir quais sugestões implementar e como.

E você, pretende seguir a carreira profissional de gerente de recursos humanos? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

As Melhores Curiosidades Sobre As Plantas Carnívoras

As Melhores Curiosidades Sobre As Plantas Carnívoras

Tomar energético faz mal à saúde?