É bastante comum estarmos assistindo algum telejornal, ouvindo rádio ou até mesmo lendo um jornal ou revista impressa e nos depararmos com termos bem diferentes, como Ibovespa por exemplo. Nos acostumamos a ouvir algumas expressões no nosso dia a dia e não sabemos ao certo o que significa, porém o conhecimento nunca é demais, não é mesmo?
A Bolsa de Valores é citada diariamente, principalmente nos telejornais, sempre ouvimos dizer que o Ibovespa subiu ou caiu, mas afinal de contas, o que é Ibovespa? Se você já se fez ou ainda se faz essa pergunta, não se preocupe, pois iremos responder agora mesmo e ainda explicar a importância dele.
O que é?
Antes de tudo, precisamos entender que a Bolsa de Valores é o ambiente onde pode-se comprar e vender ações, além de vários outros ativos. Como o mercado da Bolsa de Valores é bastante movimentado, é comum que existam aquelas ações que são mais buscadas e negociadas entre os investidores, é nesse momento que entra o Índice Ibovespa.
O Ibovespa, ou simplesmente Ibov, é o principal e mais importante indicador de ações no país. Ele funciona como um termômetro do mercado acionário do nosso país e mede por meio de um sistema de pontos baseado em reais, o desempenho médio de uma carteira teórica (grupo de ações) com as ações mais negociadas na Bolsa de Valores.
O Que Faz Cair ou Subir?
A Bolsa de Valores varia bastante e o rendimento dos investimentos no Brasil que são feitos nela, é ligado à renda variável. O ambiente aqui é composto por pessoas, são elas que nós chamamos de investidores e as atitudes dessas pessoas acabam provocando mudança na Bolsa que algumas vezes são oscilações pequenas e muitas outras vezes, grandes.
Qualquer grande greve, escândalo de corrupção, eleições e até mesmo ataques terroristas, podem interferir na Bolsa e assim fazer o Ibovespa cair ou subir. Porém, nem sempre que acontecer algum desses cenários no Brasil, o Ibovespa apresentará um resultado negativo, isso vai depender muito dos investidores e de como eles estão interpretando esses fatos.
Qual a Importância?
Boa parte dos brasileiros se preocupam com a economia do nosso país, afinal de contas, acaba refletindo sempre nos nossos bolsos e até mesmo na nossa qualidade de vida, como bem sabemos. Analisando diariamente o gráfico Ibovespa e acompanhando a cotação, é possível vermos como anda a economia do Brasil, a saúde das empresas e principalmente se vale ou não a pena negociar em ações em determinado momento. Atualmente diversas pessoas estão procurado por esse mercado de ações que cresce cada vez mais ao redor do mundo inteiro.
Entre os meses de janeiro e abril de 2018, o Ibovespa contava com 64 ativos, entre eles PETR4 (Petrobrás) e VALE3 (Vale). Atualmente, a carteira conta com 66 ativos. No momento em que esse post está sendo escrito, o Ibovespa subiu 1,57% e o dólar caiu 0,6%.
Leia Também: O Que é Tesouro Selic?
Leia Também: O que são sanções econômicas?
Para quem deseja começar a investir em ações, é válido lembrar que é necessário pesquisar bastante antes, porque não é tão simples quando parece. Mas depois que se consegue dominar, os acertos começarão a chegar sem dúvida alguma. Vale destacar que é bom sempre consultar alguém que já domina bem o assunto, afinal de contas, você vai poder ser guiado da melhor forma possível e diminuir os riscos de erro na sua nova jornada.
Continue nos acompanhando, pois sempre traremos curiosidades sobre economia e outros assuntos que você pode se interessar bastante.
Gostou da curiosidade de hoje? Não esquece de compartilhar esse post com sua família e amigos!