no

O Que é Tesouro Selic?

O tesouro selic é sempre citado quando o assunto é mercado de investimentos, mas você sabe o que é exatamente ele? É o que descobriremos hoje

O termo “tesouro selic” está sempre bem presente quando falamos em investimentos. Esse mundo dos investimentos está crescendo cada vez mais e é uma boa opção para aqueles que também desejam crescer e gerar bons lucros, porém é necessário ter conhecimento na área para que não existam falhas e assim evitar perdas grandiosas.

Continua após a publicidade..

Certamente em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre o Tesouro Selic, mas você sabe o que exatamente é? Bom, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre ele, para que serve e como funciona.

tesouro selic zona curiosa 2

O que é?

O Tesouro Selic é um título público pós-fixado cuja rentabilidade segue a variação da taxa Selic, a taxa de juros básica da economia brasileira. Anteriormente o tesouro selic era chamado de LFT (Letra Financeira do Tesouro). O Tesouro Selic é indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia.

Esse tipo de investimento possui fluxo de pagamento simples, ou seja, o investidor faz a aplicação e recebe o valor investido somado à rentabilidade (chamado de valor de face) na data de vencimento do título.

Continua após a publicidade..

Taxa Selic Over

A taxa Selic Over antigamente era um tipo de investimento que durava apenas um dia, isso na época em que a inflação do Brasil tinha um crescimento muito rápido.

Atualmente a taxa selic over é a média ponderada das operações feitas no sistema Selic que duram 1 dia, essas operações são sempre feitas em títulos públicos federais . Toda vez que as operações são feitas com os títulos públicos federais como garantia, consequentemente gera-se a taxa Selic Over.

Continua após a publicidade..
O Que é Tesouro Selic?

Qual a Rentabilidade?

O Tesouro Selic rende 100% da Selic Meta que no momento está em 5% (via Banco Central do Brasil), porém se a taxa básica de juros subir, a rentabilidade do título também sobe e se a taxa de juros cair, a rentabilidade também cai.

Quais os Riscos?

Esse mercado é formado por dois tipos de pessoas, as que precisam de dinheiro e as que possuem dinheiro para emprestar, por exemplo, quando investimos em uma poupança, estamos emprestando dinheiro para o banco e quando investimos no Tesouro Selic, estamos emprestando dinheiro para o governo.

Pode até parecer impressionante, mas até mesmo o governo precisa de dinheiro emprestado, além disso ele é considerado como o melhor pagador de empréstimo, simplesmente por ser a única entidade que possui autonomia de emitir mais dinheiro, caso necessário. Aqui só existem dois tipos de riscos, sendo eles:

  • Risco de crédito: Quando a instituição (o governo) para quem se emprestou dinheiro não consegue pagar o investidor por não possuir dinheiro;

  • Risco de liquidez: Quando o investidor não consegue resgatar com facilidade o dinheiro que ele tem aplicado.
tesouro selic zona curiosa 4

Leia Também: Ótimos livros sobre finanças para ler durante a quarentena
Leia Também: Por que o ouro é tão valioso?

Para que um investidor possa aplicar dinheiro no Tesouro Selic, é necessário que antes ele abra uma conta em uma corretora de investimentos. Existem diversas corretoras espalhadas por aí e antes de escolher em qual irá abrir a conta, é ideal que se faça uma pesquisa.

Gostou desse post? Não esquece de compartilhar!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Jonathan James: Conheça o Adolescente que Hackeou a NASA

Jonathan James: Conheça o Adolescente que Hackeou a NASA

O Estranho Mundo de Jack: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme

O Estranho Mundo de Jack: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Filme