Cozinhar é crucial para nossas dietas, afinal, o processo de cozimento amolece alimentos que nossos dentes pequenos, mandíbulas fracas e sistemas digestivos não estão equipados para lidar. Entretanto, será que os vegetais perdem seu valor nutricional quando aquecidos?
Se você já se perguntou se cozinhar vegetais altera o seu valor nutricional, saiba que você não está sozinho. A resposta curta para esse tipo de questionamento é sim, mas é possível optar por métodos de cozimento mais adequados.
Os efeitos do cozimento no valor nutricional dos alimentos
De acordo com a Livestrong, quando você expõe sua comida a diferentes métodos culinários, o cozimento altera a composição nutricional dos alimentos, mas isso nem sempre é uma coisa ruim. Alguns métodos de cozinhar verdadeiramente diminuem o conteúdo de vitaminas e minerais, enquanto outros podem tornar outros nutrientes ainda mais acessíveis ou mais fáceis de digerir.
Quando se trata da evolução humana, os antropólogos frequentemente apontam para a descoberta do fogo e a consequente habilidade de cozinhar alimentos como um ponto de virada na história da civilização. Assim, embora seja fácil dizer que cozinhar diferentes carnes e vegetais terá um impacto no valor nutricional, existem muitas outras variáveis que precisam ser consideradas, como o tipo de alimento, o estado da comida, a temperatura em que o alimento é exposto e o que método de cozimento é usado, ou seja, fritar, ferver, assar, etc…
Na prática, entender os efeitos de diferentes estilos de culinária em certos tipos de legumes populares pode fazer com que você tenha a capacidade de personalizar a sua dieta e seus padrões de cozimento para alcançar seus objetivos nutricionais.
Evitando que os vegetais percam muitos nutrientes quando cozidos
Segundo a Scientific American, o cozimento de vegetais costuma trazer consigo um certo impacto negativo sobre o seu respectivo valor nutricional, já que os minerais e as vitaminas não apenas se perdem na água, como também o calor abrangente acaba causando danos significativos aos agentes antioxidantes, reduzindo a sua capacidade de eliminação dos radicais livres.
Com isso em mente, o ato de cozinhar alimentos a vapor torna-se a melhor opção para quem deseja fazer pratos mais saudáveis. Na prática, esse modo de preparo é o que mais preserva os nutrientes dos alimentos.
Além disso, o forno de micro-ondas também surge como uma opção rápida e eficaz, visto que não faz com que os vegetais percam tantos nutrientes quanto no cozimento normal. Embora algumas pessoas ainda possam acreditar que usar o micro-ondas faz mal à saúde e resulta na perda de vitaminas e nutrientes dos alimentos, isso não passa de um mito, como explica a BBC.
Uma palavra final
Já que adotar uma dieta estritamente crua não costuma parecer uma ideia apetitosa para muitas pessoas, é possível utilizar métodos de cozimento que o ajudarão a reter mais nutrientes em todo o seu organismo, como o cozimento à vapor e o micro-ondas.
Leia Também: Por que às vezes não sentimos o cheiro do nosso próprio perfume?
Leia Também: Por que é tão difícil matar baratas?
No fim das contas, esses pequenos ajustes na cozinha podem ser uma boa maneira de regular a sua dieta, desde que as mudanças estejam bem estabelecidas e sejam confortáveis para você.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉