Como você já deve saber, comer queijo regularmente pode ser muito bom para a saúde. De fato, esse alimento está entre as opções mais saudáveis de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Por outro lado, você já reparou que muitos queijos são absurdamente fedorentos? Sendo assim, por que será que algo tão saboroso e saudável cheira tão mal? Pois bem, é isso o que vamos analisar ao longo deste artigo!
A principal razão pela qual alguns queijos são tão fedorentos
Primeiramente, temos que levar em conta o fato de que praticamente todos os queijos são feitos a partir do mesmo princípio básico: através da coagulação do leite para que ele seja separado em coalhada e soro. A coalhada se resume a pedaços brancos sólidos e o soro é um líquido bastante aguado.
Para obter tal resultado, os produtores costumam usar bactérias, que são as grandes responsáveis por todo o fedor de certos tipos de queijos, como explica o Reader’s Digest. As bactérias mais responsáveis pelo mau cheiro são chamadas de Brevibacterium linens (também chamadas de B. linens). Elas quebram a proteína na camada externa do queijo e liberam gases fedorentos.
Já percebeu que alguns queijos têm odor semelhante ao de meias sujas. Pois bem, o que acontece é que os pés humanos podem ficar quentes, salgados e úmidos (especialmente depois de suar na academia) ao ponto de atrair bactérias semelhantes chamadas B. epidermis, fazendo suas meias federem.
Outros fatores também podem entrar em cena
Além de toda a questão bacteriana, outros fatores que podem tornar certos queijos especialmente fedidos são os processos de envelhecimento e lavagem empregados em sua produção. Alguns queijos são envelhecidos por muitos meses, o que consequentemente intensifica ainda mais o seu aroma.
Vale destacar que as cascas de certos queijos muitas vezes são lavadas com frequência para mantê-los úmidos, exatamente como o próprio processo de fabricação exige. Dependendo de qual líquido é usado (cerveja e água salgada são os mais comuns), o queijo também pode desenvolver certos sabores e odores ao longo do tempo que, na maioria das vezes, não são muito agradáveis.
Uma palavra final
Ao redor do mundo, existem vários queijos que são conhecidos por seus aromas particularmente fortes. O tipo Vieux Boulogne, por exemplo, é conhecido por ser um dos mais mau cheirosos do mundo por causa da sua casca, que é constantemente lavada com cerveja enquanto envelhece.
Leia Também: Por que os lençóis dos quartos de hotel são quase sempre brancos?
Leia Também: Quem inventou o estetoscópio?
Outro tipo de queijo, o Époisses de Bourgogne, é tão fedorento que chegou a ser proibido de ser transportado em transportes públicos na França, onde é tradicionalmente feito.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉