no

Por que os lençóis dos quartos de hotel são quase sempre brancos?

Não há lugar para germes e sujeiras se esconderem em lençóis brancos, e é exatamente por isso que os hotéis tendem a favorecê-los.

Cama com lençóis brancos
Foto: Marco Verch / Flickr

Você provavelmente deve ter notado que quase todos quartos de hotel em que você esteve ao longo dos anos usam lençóis brancos. No entanto, o que você ainda pode não saber é que a principal razão para o uso de roupas de cama brancas é a limpeza.

Conforme relatado no Reader’s Digest, não há lugar para germes e sujeira se esconderem em lençóis brancos, e é exatamente por isso que os hotéis tendem a favorecê-los.

É tudo uma questão de limpeza e conforto

Foto: PortoBay Hotels & Resorts / Flickr

À primeira vista, usar lençóis brancos em quartos de hotel pode soar como uma ideia sem sentido, já que tecidos nessa cor tendem a ser bastante suscetíveis ao aparecimento de manchas. Entretanto, é exatamente por causa dessa característica que faz com que eles sejam mais eficazes na hora da remoção de bactérias, pois qualquer mancha poderá ser facilmente vista pelos funcionários da limpeza do estabelecimento.

Em outras palavras, os lençóis brancos garantem aos hóspedes a certeza de que a cama estará limpa e fresca. Além disso, como os lençóis brancos transmitem toda uma sensação de pureza, eles também acabam dando uma certa impressão de conforto, mesmo que o hotel em questão não seja necessariamente um estabelecimento cinco estrelas.

A origem dos lençóis brancos em quartos de hotel

Lençóis brancos
Foto: PxHere

Segundo o Travel and Leisure, os hotéis da rede hoteleira de alto padrão Westin Hotels & Resorts foram os primeiros a popularizar as peças de cama com a cor branca nos anos 90. Inconscientemente, as camas brancas fizeram com que os hóspedes acreditassem que elas eram mais luxuosas.

Além disso, a direção do Westin percebeu que os lençóis brancos ainda conferiam aos hóspedes uma melhor experiência de satisfação, bem como um sentimento de uma melhor percepção do hotel. Ou seja, além de serem mais higiênicos, os lençóis brancos são muito mais aconchegantes do que os lençóis de outras cores.

Uma palavra final

Foto: PxHere

Para finalizar, caso você ainda não tenha percebido, é importante lembrar que todo esse padrão de cor branca geralmente se aplica também a toalhas e a roupas de banho.

Leia Também: Por que os carros de bombeiros são vermelhos?
Leia Também: Quem inventou o estetoscópio?

Sem muita surpresa, isso também desempenha um objetivo prático, já que roupas de cama, toalhas e outras peças sujas podem ser lavadas em conjunto sem qualquer risco de misturar cores. Sendo assim, se tudo der errado na hora da lavagem, os tecidos brancos poderão ser reparados com um simples banho de alvejante.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Estetoscópio

Quem inventou o estetoscópio?

Notebook: 6 fatores a considerar antes de adquirir um modelo