Provavelmente você já visitou vários tipos de mercados por aí, mas você já esteve em um mercado de ações? Apesar de ser tema recorrente na seção de economia dos jornais, os mercados de ações ainda são desconhecidos por grande parte do público.
Neste artigo, vamos analisar o que são as ações e como se dá a sua comercialização em bolsas de valores.
Afinal, o que é o mercado de ações?
Em suma, podemos definir o mercado de ações como o ambiente no qual as pessoas compram e vendem partes que compõem o capital social de empresas, que são chamadas de “ações”. As transações em um mercado de ações são negociadas publicamente, o que significa que qualquer pessoa que queira possuir parte da empresa pode comprar ações.
Segundo o BTG, os preços das ações são definidos quando compradores e vendedores concordam com um preço. Na prática, isso significa que os valores das ações são um reflexo do quanto os investidores pensam que uma empresa vale.
O preço de uma ação pode ser influenciado por fatores como saúde financeira da empresa, destaque na mídia, desastres naturais, política e questões sociais. Por exemplo, se uma empresa se envolver em algum escândalo, ela certamente sofrerá uma queda no preço de suas ações. Por outro lado, se essa mesma empresa divulgar um relatório apresentando lucros recordes, o preço de suas ações consequentemente irá subir.
Os mercados de ações mais populares do mundo estão nos Estados Unidos: a Bolsa de Valores de Nova York e a Nasdaq. No entanto, existem outros mercados de ações menores ao redor do mundo que também permitem que as pessoas comprem e vendam ações, o que inclui a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), que é a bolsa oficial do Brasil.
É possível ficar rico com o mercado de ações?
Muitas pessoas compram ações na esperança de enriquecer facilmente, mas a verdade é que obter grandes lucros nos mercados de ações não é tão fácil quanto parece. Evidentemente, para obter lucro, os investidores precisam vender ações a um preço mais alto do que pagaram por elas, mas isso muitas vezes pode demorar anos e exigir um conjunto de fatores conspirando a seu favor.
De um modo geral, o preço das ações está inteiramente ligado ao desempenho da empresa no mercado e, por conta disso, não há como saber exatamente o que acontecerá com o seu valor. Esse é o principal risco que os investidores assumem quando compram e vendem ações.
É por isso que muitas pessoas que querem ganhar dinheiro através do mercado de ações contratam os chamados “corretores”, que são profissionais que tentam fazer previsões sobre os melhores momentos para comprar e vender ações. Para isso, os corretores analisam a fundo os mercados de ações e elaboram consultorias aos seus clientes para dar dicas sobre quando as ações provavelmente vão subir ou descer.
Uma palavra final
Se você está pretendendo investir no mercado de ações, lembre-se que esse tipo de investimento pode até render grandes lucros, mas apresenta grandes riscos. Muitas pessoas acabam perdendo dinheiro quando o valor de suas ações cai e eventos chamados “crashes do mercado” podem ocorrer quando os preços de todas as ações caem de uma só vez.
Leia Também: Quanta informação o cérebro humano pode armazenar?
Leia Também: Por que existem tantos fusos horários?
Por conta de todos esses fatores, é sempre importante reunir informações para saber se as ações que você pretende comprar valem a pena e se o momento é realmente oportuno para isso.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉