Nos últimos anos, a tecnologia conseguiu aprimorar várias atividades cotidianas. No entanto, uma coisa que não parece ter melhorado tanto quanto se poderia esperar é a qualidade de áudio das ligações “tradicionais”, ou seja, aquelas que você faz discando o número de alguém, em vez de utilizar um aplicativo como Whatsapp ou Skype. Mas, afinal, por que isso acontece?
Ao longo deste artigo, você vai ver que o sistema telefônico é uma rede de unidades que funcionam em conjunto para permitir que uma chamada telefônica aconteça. Desse modo, se uma dessas unidades não for avançada o suficiente para lidar com uma qualidade de áudio superior, toda a qualidade do som será afetada.
A qualidade de áudio das ligações de telefones fixos
Para telefones fixos, a qualidade de voz permaneceu praticamente a mesma ao longo dos anos. Na prática, um dos maiores responsáveis por isso é a falta de infraestrutura mais avançada.
A infraestrutura original para telefones fixos foi projetada para suportar uma qualidade de áudio “boa o suficiente” para os padrões da época. O grande problema é que, naqueles tempos, essa qualidade era considerada “boa” simplesmente porque não havia nada melhor disponível.
Vale destacar que os sistemas modernos dependem principalmente de telecomunicações sem fio, então é justo dizer que os telefones fixos não são tão comuns quanto costumavam ser. Ainda assim, embora a qualidade de voz das linhas fixas tenha melhorado um pouco, ela não pode ser comparada à tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol).
A qualidade de áudio das ligações de telefones celulares
Durante uma chamada feita a partir de um telefone celular, sua voz (entrada analógica) é convertida em informação digital e transmitida por longas distâncias para o telefone celular do receptor.
Existe um padrão chamado G.711 que permite essa conversão do analógico para o digital, sendo que, na prática, essas informações digitais são transportadas pelos circuitos de troncos. Um tronco é uma linha de comunicação projetada para transportar muitos sinais ao mesmo tempo para fornecer acesso a vários usuários.
Em muitos países, os circuitos troncais são construídos sob uma arquitetura relativamente antiga, que permite sons de 300 a 3400 Hertz. O grande problema nesse caso é que os seres humanos podem ouvir sons na faixa de até 20.000 Hertz. Dito isto, uma chamada telefônica que passa por esses circuitos simplesmente descarta muitas frequências que poderiam melhorar consideravelmente sua qualidade.
No fim das contas, o fato é que não importa o quão avançada seja a tecnologia de chamada em smartphones, a ligação precisa passar por determinados caminhos e sistemas que ainda não são avançados o suficiente para fornecer excelente qualidade de voz.
Por que as chamadas via Internet são melhores?
Apesar de todos os contratempos mencionados, é uma coisa boa que tantos sistemas de telecomunicações modernos tenham VoIP (Voice over Internet Protocol) integrado, o que significa que as chamadas e comunicações de voz (envio e recebimento de textos, multimídia, etc.) podem ocorrer pela internet.
Aplicativos como Skype e Messenger não usam os circuitos troncais tradicionais que discutimos anteriormente. O Skype, por exemplo, usa o SILK CODEC (um formato de compressão de áudio), que é um codec avançado que pode suportar até 24.000 hertz, resultando em uma qualidade de voz muito mais nítida.
Leia Também: Por que os telefones via satélite nunca se tornaram populares?
Leia Também: Para que servem as linhas pretas das bolas de basquete?
Dito isto, o uso de um sistema de telecomunicações totalmente diferente e avançado em VoIP é o principal motivo pelo qual a qualidade da voz ao fazer uma ligação através por meio de aplicativos como Whatsapp, Messenger e Skype tende a ser muito melhor do que quando você realiza chamadas regulares.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉