no ,

Qual é a raça do Scooby-Doo?

Embora a resposta para essa pergunta possa parecer simples, há muitos fatores complexos envolvidos na definição da raça do Scooby.

Raça do Scooby-Doo
Foto: Reprodução/Warner

Todos nós já sabemos quem é o Scooby-Doo. Animal de estimação e companheiro de longa vida do desajeitado Salsicha Rogers, esse cachorro medroso conseguiu reunir uma legião de fãs por conta das misteriosas aventuras nas quais acaba se envolvendo. No entanto, você já se perguntou qual é a raça do Scooby-Doo e como ele seria na vida real?

Ao longo deste artigo, você vai conferir uma pesquisa completa para entender de uma vez por todas como as características dos desenhos animados do Scooby correspondem às de uma raça de cachorro específica. Além disso, também iremos analisar o que o criador do Scooby-Doo tinha em mente quando criou este personagem fictício.

Foto: Pixabay

A verdadeira raça do Scooby-Doo

Então, que tipo de cachorro é o Scooby Doo? Se você fizer uma rápida busca na internet, verá que várias fontes apontam que o Scooby é um dogue alemão, conhecido também como cão dinamarquês (foto acima). De certo modo, essa afirmação até pode ser considerada verdadeira, mas o fato é que somente isso não conta a história toda.

Iwao Takamoto, cartunista responsável pela criação do Scooby-Doo, chegou a revelar que seu amado personagem canino foi inspirado nas características de um dogue alemão “diferenciado”. Essa “diferenciação” deve ser enfatizada porque, essencialmente, o Scooby-Dog tem todas várias características opostas aos trejeitos de um dogue alemão, ainda que tenha sido “inspirado” em um.

Ao longo do processo de criação do personagem, Takamoto insistiu que tornar o Scooby um cachorro grande e desajeitado daria ao personagem um maior potencial cômico. Na prática, isso deixou o personagem com um modo de agir bastante diferente do que é comumente visto em um verdadeiro dogue alemão.

Para entender isso melhor, vamos explorar como as características do Scooby-Doo são comparadas às de um dogue alemão propriamente dito.

Foto: Pixabay

As diferenças entre o Scooby-Doo e um dogue alemão verdadeiro

De acordo com o American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, um dogue alemão costuma demonstrar traços de elegância e equilíbrio. Sua aparência real, seu grande tamanho e seu corpo bem formado e musculoso são sinais de porte e força. Em outras palavras, os cães desta raça em particular não são nem um pouco desajeitados.

Por outro lado, o Scooby-Doo é um dogue alemão muito covarde e com um tipo de corpo bem menos “refinado”. Os atributos emocionais de um dogue alemão são totalmente opostos aos de Scooby, visto que esta raça de cães é corajosa e raramente apresenta traços de medo e timidez. Eles são doces por natureza, ótimos guardiões domésticos e cães altamente confiáveis.

Além disso, não podemos deixar de citar que o pelo do dogue alemão vem em diferentes cores e padrões, talvez o mais conhecido sendo o padrão preto e branco. Por outro lado, o Scooby-Doo é castanho da cabeça aos pés e conta com várias manchas pretas distintas na parte superior do corpo, sem falar que ele não parece ter uma máscara melanística, um detalhe encontrado com frequência nos cães desta raça.

Uma palavra final

Como você pode ver, nossa comparação de características físicas e emocionais deixou bem claro como o Scooby-Doo difere bastante da raça que serviu como sua inspiração. Até mesmo o próprio criador do personagem afirmou que Scooby é o oposto de um dogue alemão, embora tenha sido inspirado em um, o que acabou dando origem a um certo paradoxo físico e comportamental.

Apesar de ser completamente fictício (e animado), Scooby-Doo pode ser considerado um “dogue alemão peculiar”. Na prática, Scooby desafia toda a sabedoria convencional sobre a sua raça, mas provavelmente são esses os detalhes que ajudaram a tornar este personagem tão agradável e a figura icônica de desenho animado que ele representa até hoje.

Leia Também: 12 curiosidades fascinantes sobre Johnny Bravo
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Futurama

No fim das contas, quer você considere o Scooby-Doo um dogue alemão ou não, uma coisa é certa: ele ainda continuará sendo um ícone da cultura pop por muitos anos!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Bolas de bilhar

De que material são feitas as bolas de bilhar?

Por que as aves não têm dentes?