no ,

Quem inventou a arma AK-47?

Inventor da famosa AK-47 chegou a se sentir culpado pelas inúmeras mortes provocadas pelo amplo uso da arma que criou.

Foto: Wikimedia Commons

Qual é a arma mais poderosa do século XX? Talvez você pense na bomba atômica por ter matado até 200 mil pessoas quando os Estados Unidos lançaram duas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945. No entanto, existe uma arma que foi responsável por mortes na casa dos milhões! Trata-se do rifle de assalto Kalashnikov, comumente conhecido como AK-47.

Originalmente, a arma AK-47 foi criada secretamente para o exército soviético. Estima-se que 100 milhões de AK-47 foram fabricadas até hoje. Atualmente, essas armas podem ser encontradas em todo o mundo, inclusive nas mãos de americanos.

Ao longo desse artigo, você vai ficar por dentro da história da invenção daquela que é amplamente considerada uma das armas mais icônicas do mundo.

Inventor da AK-47
Foto: Wikimedia Commons

Quem foi o inventor da AK-47?

O engenheiro militar Mikhail Kalashnikov foi o inventor do fuzil AK-47. Nascido em 10 de novembro de 1919, Kalashnikov serviu como mecânico de tanques nas forças armadas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial.

Na busca por melhores formas de lutar contra a Alemanha, Kalashnikov escolheu seguir o caminho da produção de armas de fogo mais prolíficas. Enquanto estava no exército, Kalashnikov chegou a desenvolver vários projetos antes de criar o primeiro fuzil AK-47. A palavra “AK-47” é uma abreviatura de “Automat Kalashnikova 1947”, que indica o primeiro ano de sua produção.

Em 1949, a arma AK-47 se tornou amplamente utilizada pelo exército soviético. Posteriormente, ela também foi usada por outros países, tornando-se um símbolo revolucionário em países como Vietnã, Afeganistão, Colômbia e Moçambique.

Ao longo de sua vida, Kalashnikov mudou o design da arma várias vezes. Em 1959, por exemplo, a AK-47 passou a ser produzida a partir de materiais mais leves e já não demandava altos custos para ser fabricada.

Foto: U.S. National Archives

Por que a AK-47 se tornou um símbolo revolucionário?

De um modo geral, a arma AK-47 passou a ser amplamente utilizada por exércitos revolucionários porque não é muito cara de produzir e é fácil de transportar. Além disso, essa arma é simples de usar e tem um recuo baixo, sem falar que também é muito útil em ambientes extremos. Por último, não podemos deixar de citar o fato que essa arma não requer cuidados muito complexos.

Hoje, o preço global unitário da AK-47 gira em torno de centenas de dólares, um valor relativamente baixo para o potencial de destruição que essa arma carrega consigo. Em parte, isso acontece porque a manufatura massiva, especialmente em países com baixos custos de mão de obra, fez com que o seu preço caísse consideravelmente ao longo dos anos.

Foto: U.S. National Archives

O legado do trabalho de Mikhail Kalashnikov

Por conta de todos seus esforços e suas realizações no meio bélico, a União Soviética concedeu a Mikhail Kalashnikov várias honrarias nacionais, como a Estrela Vermelha e a Ordem de Lenin. Em 2007, o presidente Vladimir Putin fez do rifle Kalashnikov um “símbolo do gênio criativo de todo o povo russo”.

Mikhail Kalashnikov morreu em 2013, aos 94 anos. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que Kalashnikov demonstrou em várias oportunidades se sentir culpado por muitas das mortes causadas pelo uso da arma que ele produziu.

“Sou orgulhoso de minha invenção, mas triste por seu uso por terroristas. Eu preferia ter inventado uma máquina que as pessoas pudessem usar e que ajudasse os fazendeiros em seu trabalho – um cortador de grama, por exemplo”, disse Kalashnikov.

Leia Também: Quem criou o robô mascote do Android?
Leia Também: Por que os piratas usavam tapa-olho?

No fim das contas, o fato é que Kalashnikov costumava enfatizar que sua arma foi desenvolvida para defesa, não para ataque, o que explica seus sentimentos mistos com relação à sua maior invenção.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Plantas promovem o bem-estar

Quais os benefícios das plantas para o bem-estar do ser humano?

Como os cegos de nascença sonham?