no ,

Que horas a Netflix libera novos filmes e séries?

Quem nunca ficou esperando ansiosamente o lançamento de um novo título?

Netflix novos filmes e séries
Foto: Pixabay

Nos últimos anos, as produções originais da Netflix conquistaram o mundo do entretenimento, acumulando interações nas redes sociais e vários fãs ao redor do globo. Consequentemente, muitas pessoas passaram a ficar ansiosas pelo lançamento de novos títulos, mas você sabe que horas a Netflix libera novos filmes e séries em sua plataforma?

Já vou começar esse texto lhe dando um spoiler! No Brasil, os novos títulos da Netflix costumam ser liberados às 4 horas da manhã no horário oficial de Brasília. Bizarro, não? Afinal de contas, trata-se de um horário bem peculiar…

No entanto, como veremos ao longo desse post, existe uma razão bastante específica por trás do lançamento de novos filmes e séries da Netflix nesse horário.

Netflix novos filmes e séries

Como a Netflix definiu o horário de lançamento de novos filmes e séries

A Netflix não costuma falar muito sobre o horário de lançamento de novos filmes e séries, mas o que faz mais sentido é que essa gigante do streaming geralmente usa o fuso horário da região onde a empresa está sediada.

A sede da Netflix fica em um subúrbio de San Francisco, na Califórnia, com outro escritório para 800 pessoas localizado em Los Angeles, também no território californiano. Assim, o serviço de streaming costuma lançar novos filmes e séries exatamente à meia-noite do fuso horário da região (UTC-7) em suas respectivas datas de lançamento (que tendem a ser sextas-feiras ou, mais recentemente, quartas-feiras).

Para entender isso na prática, podemos utilizar a série Brincando com Fogo. Esse reality show foi lançado à meia noite de 17 de abril de 2020 no fuso horário UTC-7. Como o lançamento é feito mundialmente, Brincando com Fogo apareceu no catálogo do Brasil (cujo horário de Brasília o fuso horário UTC-3) às 4 da manhã.

É importante deixar claro que, de vez em quando, a Netflix pode fazer alterações no cronograma, como quando a terceira temporada de House of Cards foi liberada um pouco mais tarde. No entanto, na maioria das vezes, a empresa sempre se atém ao lançamento de novos filmes e séries à meia-noite do fuso horário UTC-7.

Foto: Pixabay

É possível “enganar” a Netflix e a hora em que ela libera novos filmes e séries?

Uma coisa que algumas pessoas se perguntam é se é possível induzir a Netflix a pensar que você está em um fuso horário diferente, podendo assistir às novidades mais cedo. No entanto, isso não é possível, pois fazer a Netflix pensar que você está em um lugar diferente não vai alterar nada, já que o lançamento é feito simultaneamente no mundo todo.

Como a Netflix libera seus filmes e séries de uma vez em todo o mundo, fazer o serviço pensar que você está na Inglaterra quando você está no Brasil não vai lhe ajudar em nada. Na prática, a produção que você tanto aguarda ainda será lançada à meia-noite do fuso horário do Pacífico (UTC-7).

Elaborar algum truque desse tipo só seria possível se a Netflix lançasse suas produções à meia-noite de cada fuso horário. Nesse caso, se você usasse alguma conexão VPN da Austrália, por exemplo, poderia levar a Netflix a pensar que você estaria em algum local com “horas à frente” e, portanto, poderia assistir às novidades antes dos países europeus, africanos e americanos.

Curiosamente, até mesmo esse cenário hipotético pode não ser mais possível de qualquer forma, pois a Netflix vem reprimindo o uso de servidores proxy. Há alguns anos, muitos usuários estavam utilizando servidores proxy para alterar seus endereços IP e fazer com que a Netflix pensasse que eles estavam em um país diferente para assistir a um conteúdo bloqueado em seu território. Essa tática ainda é colocada em prática, mas nem sempre funciona de maneira adequada.

Foto: Pixabay

Uma palavra final

Vale mencionar que alguns títulos que são considerados originais em uma região podem não ser em outras por questões contratuais. Nessas situações, uma série ou filme ficará disponível à meia-noite no horário do Pacífico nas regiões em que seja considerado original. Nas outras regiões, o título pode ficar disponível à meia-noite do horário local.

Leia Também: Quantos assinantes tem a Netflix
Leia Também: O dia em que a Nike perdeu bilhões após tênis ‘estourar’ no pé de jogador

De resto, já que novos filmes e séries são lançados simultaneamente em todo o mundo, não vale a pena tentar “burlar o sistema” ou algo do tipo. No fim das contas, todos nós sempre teremos que esperar até o mesmo momento (seja no meio da noite para os moradores da Califórnia ou na madrugada para os brasileiros) para começar a assistir os lançamentos dos nossos títulos favoritos.

E você, fica ansioso quando a Netflix está prestes a liberar novos filmes e séries? Se gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Kindle Unlimited

Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?

O que faz um atuário?