Você já sentiu algum desejo tarde da noite ou de manhã cedo por uma bebida específica ou até mesmo um lanche aleatório, mas não encontrou lojas próximas que estivessem abertas nessas horas? Se sim, aposto que você gostaria que houvesse algumas máquinas automáticas de venda por perto! De fato, para quem vive no Japão, é muito comum encontrar uma máquina do tipo a poucos passos de distância.
De certo modo, é possível dizer que as máquinas automáticas de venda estão intimamente ligadas à cultura do Japão, como veremos ao longo deste artigo.
Afinal, quantas máquinas automáticas de venda existem no Japão?
No Japão, há uma máquina de venda para 23 pessoas! De acordo com o Business Insider, são mais de 5 milhões de máquinas automáticas de venda espalhadas por todo o país. Disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, elas são reflexos da sociedade de consumo local, além de servirem como exemplos da confiabilidade dos japoneses.
Existem aproximadamente 15 milhões de máquinas automáticas de venda em todo o mundo, então é interessante ver que o Japão abriga cerca de um terço disso. Com tantas delas espalhadas pelo território japonês, não é difícil encontrá-las em lugares bastante inusitados. De fato, há uma até no cume do Monte Fuji!
As máquinas automáticas de venda são usadas no Japão desde a década de 1960. Elas logo fizeram sucesso no Japão devido à necessidade de conveniência da população local – e com a alta densidade populacional, a demanda aumentou.
Muito pode ser dito sobre a cultura japonesa apenas pela existência óbvia e o alto uso dessas máquinas no país. Para se ter uma ideia, as vendas feitas exclusivamente a partir dessas máquinas de venda em solo japonês movimentam cifras superiores a US$ 60 bilhões anuais, segundo o Business Insider.
Por que as máquinas automáticas de venda são tão populares no Japão?
Primeiramente, é importante destacar a questão da praticidade. As máquinas automáticas de venda não precisam ser abastecidas todos os dias, de modo que elas acabam sendo uma solução de baixa manutenção e praticamente zero de mão de obra para um país muito preocupado com eficiência e economia de tempo e dinheiro.
Em um país com uma população cada vez mais idosa (como mostra o Japan Times), as máquinas de venda automática são vistas como a solução perfeita para as pessoas mais velhas simplesmente chegarem e comprarem produtos por alguns trocados, em vez de procurar uma grande loja.
Também é importante citar que os japoneses dependem muito do dinheiro físico. Enquanto a maioria dos países do mundo está se transformando em uma sociedade cada vez mais livre de cédulas e moedas, o Japão ainda está bastante preso em ser uma sociedade baseada em dinheiro físico. Sendo assim, as máquinas de venda acabam não sofrendo com a falta de moedas em circulação.
Além disso, uma outra razão pela qual as máquinas de venda funcionam tão bem no Japão tem a ver com a taxa de criminalidade surpreendentemente baixa neste país. No Japão, as pessoas até deixam seus laptops abandonados em cafeterias quando vão ao banheiro sem medo de serem roubadas. Desse modo, as máquinas automáticas de venda raramente sofrem com ações criminosas, como vandalismos ou furtos.
Uma palavra final
Para finalizar, é importante ter em mente que os japoneses confiam fortemente em seus sistemas automatizados. Devido a esse fascínio, as máquinas automáticas de venda se tornaram incrivelmente populares entre os cidadãos locais.
À medida que a indústria de máquinas de venda no Japão se expande, o mesmo acontece com a tecnologia usada para criar esses tipos de máquinas. A última geração de máquinas automáticas de venda são equipadas com painéis de toque para oferecer mais opções de produtos. Algumas delas contam até mesmo com comerciais de TV ou previsões do tempo para o dia ou semana.
Leia Também: Por que ocorrem tantos terremotos no Japão?
Leia Também: Por que surgem tantos sapos quando chove?
Na verdade, se você estiver no país por tempo suficiente, perceberá que existem muitos outros tipos de máquinas automáticas de venda que oferecem produtos bem curiosos, como cigarros, itens religiosos e até calcinhas usadas! Então, na sua próxima viagem ao Japão, fique de olho nessas máquinas fenomenais!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉