Pouca gente sabe disso, mas os roedores compõem o maior grupo de mamíferos do planeta, com cerca de 1500 espécies registradas. Os roedores mais conhecidos são os ratos e os camundongos, mas existem outras espécies espalhadas em diferentes zonas ecológicas que possuem características um tanto incomuns, assim como um tamanho “exagerado”. Dito isto, a pergunta que fica é a seguinte: afinal, qual é o maior roedor do mundo?
Neste artigo, você vai descobrir que o maior roedor do mundo é muito comum no Brasil e costuma apresentar um comportamento bem social.
Capivara: o maior roedor do mundo
Pois bem, o título de maior roedor do mundo vai para um animal nativo do Brasil: a capivara. De acordo com a revista Galileu, as capivaras costumam pesar algo entre 30 e 80 quilos e podem apresentar até 1,3 m de comprimento. As fêmeas são geralmente maiores e mais pesadas que os machos, de modo que o seu tamanho pode ser comparado ao de um cão labrador, embora as capivaras sejam mais robustas e pesadas.
Como as capivaras tem uma pele naturalmente seca, elas adoram passar bastante tempo na água, seja em lagos, rios ou até mesmo em pântanos. Essas criaturas possuem adaptações especiais que lhe ajudam a viver em torno de zonas úmidas, como pés ligeiramente palmados que auxiliam na hora do nado. De certo modo, nadar acaba por ser uma habilidade muito útil na hora de fugir de predadores.
Um animal de comportamento curioso
Um fato curioso é que seus olhos, orelhas e narinas estão todos situados no topo da cabeça para que as capivaras possam submergir a maior parte de sua cabeça na água. Essa característica ajuda esses roedores a serem menos visíveis para os predadores, ao mesmo tempo em que ainda permite que esses animais tenham uma visão do que está acontecendo ao seu redor. De fato, as capivaras até se acasalam na água!
Além disso, uma característica que chama a atenção é que as capivaras são criaturas bastante amigáveis. Elas compartilham seu habitat com muitos outros animais possuem um temperamento muito pacífico.
Vale destacar que muitos animais se beneficiam ao estar perto de uma capivara. Alguns pássaros, por exemplo, amam as capivaras porque obtêm uma refeição fácil através dos insetos presos na pele dos roedores. Ao mesmo tempo, as capivaras se livram da sujeira presa entre seus pelos, ou seja, o benefício é mútuo.
Uma palavra final
Diferentemente do que muita gente possa pensar, o fato é que as capivaras nem sempre foram os maiores roedores do planeta Terra. Na verdade, o maior roedor que já existiu era o Josephoartigasia monesi, que apresentava características semelhantes às das capivaras e que viveu por volta de 2 a 4 milhões de anos atrás.
Leia Também: Qual ave põe o maior ovo do mundo?
Leia Também: Um mosquito pode ficar bêbado se picar uma pessoa embriagada?
Esses roedores pré-históricos pesavam uma tonelada e podiam apresentar um comprimento de 3 metros! Nativos da região correspondente ao atual Uruguai, estes animais eram exclusivamente herbívoros.
E você, já conhecia o maior roedor do mundo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉