Se você é um aficionado pelo mundo da aviação, já deve ter percebido que as aeronaves da Embraer costumam ser menores que os outros jatos comerciais. Ainda assim, essa empresa brasileira também oferece aeronaves de tamanho considerável.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro das características do maior avião da Embraer, o E195-E2, que faz parte da família E-Jet E2.
E195-E2: o maior avião da Embraer
Com autonomia suficiente para percorrer cerca de 2.600 milhas náuticas (5,5 horas de voo, ou 4.800 km) e carga máxima de duas toneladas, o E195-E2 é o maior dos três aviões da família E-Jets E2, da Embraer, a série sucessora da E-Jets. Esse jato pode acomodar até 146 passageiros através de configuração de dois assentos para cada lado.
Talvez o aspecto mais atraente do E195-E2 para as companhias aéreas seja a economia de combustível que ele se propõe a fazer, sem falar que também possui custos operacionais mais baixos.
O modelo tem 41 m de comprimento e 10,9 m de altura. Curiosamente, o E195-E2 tem um comprimento maior do que muitos outros aviões populares. Por exemplo, o Airbus A220-300 tem um comprimento de 38,70 m, o A320 tem um comprimento de 37,57 m e o Boeing 737 MAX 8 tem 39,52 m de comprimento.
Sua velocidade máxima é estimada em 870 km/h e seu custo unitário gira em torno de US$ 65.6 milhões. O primeiro E195-E2 foi entregue para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras em 12 de setembro de 2019, entrando em operação no dia 16 de outubro de 2019.
Uma adição valiosa à vitrine da Embraer
A Embraer tem se orgulhado bastante de sua maior aeronave. Com pedidos de companhias aéreas de todos os cantos do mundo, incluindo Irlanda, Estados Unidos, Nigéria, China, Espanha, Suíça e Congo, a empresa brasileira realmente parece ter motivos para ficar contente.
“Maior avião da família E-Jet E2, o E195-E2 foi projetado para maximizar o retorno e a eficiência em rotas de alta densidade. Com suas asas de alta proporção e pontas inclinadas, combinadas com outras melhorias aerodinâmicas, o E195-E2 atinge um consumo de combustível menor em comparação com outros jatos da geração atual”, afirma a Embraer.
Perspectivas empolgantes giram em torno da aeronave
Vale destacar que há muitas oportunidades de expansão para o E195-E2, especialmente na Ásia, onde as condições domésticas de voo parecem ser mais favoráveis para esse tipo de aeronave.
De acordo com o Simple Flying, as companhias aéreas da Ásia foram extremamente afetadas pela pandemia, o que resultou numa demanda muito menor de voos. Consequentemente, todas essas mudanças forçaram as companhias aéreas a redimensionar suas frotas e pensar em comprar aeronaves menores no futuro. Neste sentido, a Embraer vê essas mudanças como uma oportunidade para sua nova família E2.
O motivo pelo qual o E195-E2 pode ser excelente na Ásia é sua eficiência em um segmento de mercado específico: voos abaixo de 650 milhas náuticas. Abaixo dessa distância, o E195-E2 oferece melhor custo-benefício para as companhias do que jatos já consagrados como o Airbus A320 ou o Boeing 737.
Leia Também: O que causa a turbulência em aviões?
Leia Também: Por que não é aconselhável beber álcool com o estômago vazio?
No fim das contas, isso significa que os aviões mais novos da Embraer são adequados para rotas regionais, funcionando especialmente bem em rotas populares de curta distância.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉