no

Por que não é aconselhável beber álcool com o estômago vazio?

Quando consumimos bebidas alcoólicas com o estômago vazio, o intestino delgado rapidamente absorve o álcool na corrente sanguínea.

Tenho certeza de que você já deve ter ouvido o seguinte conselho: “Não beba com o estômago vazio”. No entanto, você já se perguntou por quê? Qual seria a explicação por trás desse ditado clássico?

Continua após a publicidade..

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que quando consumimos bebidas alcoólicas com o estômago vazio, o intestino delgado rapidamente absorve o álcool na corrente sanguínea, dando origem a sintomas bem desagradáveis.

O que acontece quando bebemos álcool com o estômago vazio?

por que nao e aconselhavel beber alcool com o estomago vazio 1
Foto: Pixabay

Todo mundo absorve álcool a uma taxa diferente. Mulheres e jovens, por exemplo, tendem a absorver álcool mais rapidamente do que homens e pessoas mais velhas. No entanto, esses não são os únicos fatores que entram em cena, pois comer também desempenha um grande papel na forma como seu corpo lida com as bebidas alcoólicas.

O álcool é absorvido mais rapidamente pelo intestino delgado, de modo que quanto mais tempo ele permanece no estômago, mais devagar ele é absorvido e mais lentamente afeta o corpo. Neste sentido, os alimentos evitam que o álcool passe rapidamente para o intestino delgado. Então, quando já há comida no estômago, o álcool é absorvido mais lentamente.

Continua após a publicidade..

De acordo com o Healthline, quando você bebe com o estômago vazio, grande parte do álcool que é ingerido passa rapidamente do estômago para o intestino delgado, onde a maior parte é absorvida pela corrente sanguínea. Consequentemente, isso intensifica todos os efeitos colaterais da bebida, como a limitação da capacidade de raciocinar e a perda da coordenação dos movimentos do corpo.

Beber moderadamente com o estômago vazio pode não ser um grande motivo de preocupação, mas ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas em jejum com o estômago vazio pode ser muito perigoso. A incapacidade de pensar com clareza ou mover o corpo com segurança pode causar danos graves, levando a ferimentos ou morte em casos extremos.

Continua após a publicidade..

Como evitar esses problemas?

por que nao e aconselhavel beber alcool com o estomago vazio 2
Foto: Pixabay

Escolher uma bebida com baixo teor de álcool, cortar o seu efeito com outros líquidos não alcoólicos, tomar goles pausados por um longo período de tempo e beber água ao mesmo tempo são maneiras de diluir a concentração de álcool em sua bebida.

Leia Também: Por que o açúcar é tão viciante?
Leia Também: Qual é a companhia aérea mais segura do mundo?

Ainda assim, a situação mais ideal para evitar os efeitos nocivos de beber com o estômago vazio é, obviamente, comer antes de beber. Dito isto, experimente comer pelo menos uma hora antes de beber se você planeja consumir mais de uma bebida por vez.

Se você estiver bebendo com o estômago vazio e logo de cara começar a sentir dor de estômago, náuseas, ou começar a vomitar, é importante parar de beber imediatamente. Então, comece a beber água lentamente e tente comer alimentos com muitos carboidratos, como o pão.

Como se sentir melhor depois de beber com o estômago vazio?

por que nao e aconselhavel beber alcool com o estomago vazio 3
Foto: Pixabay

Beber com o estômago vazio pode intensificar os efeitos colaterais típicos de ressaca (tontura, sede, dor de cabeça) que, embora geralmente inofensivos, costumam ser muito desagradáveis. Embora os sintomas da ressaca geralmente desapareçam por conta própria, há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-los a desaparecer mais rapidamente, como por exemplo:

  • Tomar água, caldo de sopa ou sumo de fruta ao longo do dia;
  • Dormir pode ajudar a diminuir a ressaca mais rapidamente;
  • Comer frutas como acerola, laranja e tangerina auxilia o fígado a quebrar as moléculas do álcool através das suas grandes quantidades de vitamina C;
  • Tomar analgésicos como o ibuprofeno pode aliviar a dor de cabeça. No entanto, evite paracetamol se beber regularmente, pois pode piorar o quadro de qualquer problema de fígado já existente;
  • Você também pode experimentar colocar um pano úmido e frio na testa.

Consumir uma grande quantidade de álcool em um curto período de tempo, especialmente com o estômago vazio, pode ser perigoso. Entretanto, na maioria dos casos, beber com o estômago vazio causará somente os efeitos colaterais desagradáveis associados à ressaca. Portanto, comer antes de beber moderadamente pode diminuir o efeito do álcool sobre você.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

o que causa a turbulencia em avioes

O que causa a turbulência em aviões?

Bélgica

12 curiosidades incríveis sobre a Bélgica