Coloridas, graciosas e até um pouco místicas, as borboletas são indiscutivelmente uma das criaturas mais bonitas do planeta. Eles são temas de histórias, canções, artes visuais e até mesmo relatos espirituais. Mas, esses seres alados não existem apenas para chamar nossa atenção com suas cores vibrantes, certo? Então, qual seria a verdadeira importância das borboletas na natureza?
Pouca gente parece saber, mas conservar borboletas pode não apenas melhorar todo o meio ambiente para a vida selvagem, mas também enriquecer a vida das pessoas agora e para sempre. As borboletas são importantes por muitas razões, pois elas até servem como ótimos indicadores de vida, como veremos ao longo deste artigo.
As borboletas ajudam a polinizar as plantas
As borboletas são seres polinizadores muito importantes em várias culturas agrícolas. Além disso, sua função ecológica também é fonte de alimento para predadores como pássaros, aranhas, lagartos e outros animais.
A importância das borboletas também inclui o fato de que elas são ótimas não apenas para a natureza selvagem, mas até para o seu jardim, pois são atraídas por flores brilhantes e precisam se alimentar de néctar. Quando fazem isso, seus corpos coletam pólen e o carregam para outras plantas. Isso ajuda frutas, vegetais e flores a produzir novas sementes. A maioria das plantas precisa de polinizadores como abelhas e borboletas para se reproduzir.
De fato, cerca de 90% das plantas precisam de polinizadores para a reprodução. Como atualmente é visto um declínio da população de abelhas, fazendo que as borboletas sejam ainda mais vitais para o ecossistema.
De certo modo, essa pode ser uma das principais razões para os cientistas temerem que, se as borboletas desaparecerem, isso poderia causar o colapso dos ecossistemas de que necessitamos.
Elas servem como indicadores de um ambiente saudável
Segundo o The Ecologist, as borboletas têm sido amplamente usadas por ecologistas como indicadores quando se trata de analisar o impacto da perda de habitat e das mudanças climáticas. De um modo geral, um jardim que atrai borboletas também consegue atrair abelhas e pássaros nativos. Na prática, isso é bom para o meio ambiente porque essas criaturas desempenham um papel no aumento da biodiversidade, incluindo a variedade de plantas, animais e seus ecossistemas.
Infelizmente para as borboletas, elas também são membros importantes (embora de baixo nível) da cadeia alimentar. Elas são uma fonte de alimento para pássaros, aranhas, lagartos, ratos e outros animais. Dito isto, se as populações de borboletas diminuírem (ou desaparecerem completamente), o impacto será sentido em níveis mais altos e poderá afetar consideravelmente todo o ecossistema.
Como as borboletas são muito sensíveis ao habitat e às mudanças climáticas, os cientistas costumam monitorar constantemente esses insetos voadores como uma forma de observar os efeitos mais amplos da fragmentação dos habitats e das mudanças climáticas.
Como podemos ajudar a proteger as borboletas
Como você pode ver, nós realmente precisamos das borboletas, mas também é importante termos em mente que, embora elas existam há milhões de anos, elas merecem ser conservadas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar a proteger as borboletas:
- Você pode ajudar a proteger essas criaturas fornecendo o habitat certo para elas. As lagartas de cada espécie comem tipos específicos de plantas, que geralmente incluem gramíneas, juncos e arbustos. Ao plantar essas variedades de plantas, você incentivará as borboletas a colocarem ovos de lagarta em seu jardim;
- Tente minimizar o uso de produtos produtos químicos em seu jardim, pois pesticidas e vários produtos semelhantes são letais para todos os insetos, incluindo as lagartas;
- As borboletas gostam de frutas cítricas. Dito isto, você pode tentar incluir uma variedade de planta cítrica produtora de néctar em seu jardim para garantir que haja alimentos adequados e disponíveis durante todo o ano para as borboletas.
- Lembre-se de nunca capturar uma borboleta. Se você capturar um membro de uma espécie que já está passando por apuros na natureza, estará contribuindo para a difícil batalha na qual esses insetos devem lutar pela sobrevivência diariamente.
Leia Também: Por que o olfato dos cães é tão bom?
Leia Também: Como as árvores afetam o clima?
Além de tudo isso, se você tem filhos pequenos, incentive-os a deixar as borboletas sozinhas para voar livremente. No fim das contas, devemos fazer mais do que admirar sua beleza; devemos protegê-las!
As borboletas carregam consigo uma importância grande na natureza, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉