no ,

Por que um filme de grande sucesso comercial é chamado de blockbuster?

Ao contrário do que acontece hoje, o termo “blockbuster” era usado para descrever algo muito mais sombrio na década de 1940.

Blockbuster
Foto: Reprodução/Marvel

Se você é uma pessoa que curte o mundo cinematográfico, deve saber muito bem que a palavra “blockbuster” costuma ser associada a filmes que conseguiram obter um enorme sucesso de bilheteria e ampla divulgação na mídia especializada. No entanto, você já se perguntou sobre o que levou o público a associar esse termo com os filmes altamente lucrativos?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir que embora seu significado seja inócuo nos dias de hoje, o termo “blockbuster” foi originalmente usado para descrever algo muito mais sombrio na década de 1940.

Foto: Pixabay

A origem do termo “blockbuster”

De acordo com a revista TIME, esse termo surgiu na língua inglesa para designar as bombas grandes e altamente destrutivas que eram usadas durante a Segunda Guerra Mundial. A revista em questão publicou a palavra pela primeira vez em um artigo de 29 de novembro de 1942 sobre um bombardeio dos Aliados na Itália.

Vale destacar que se traduzirmos livremente a palavra “blockbuster”, seu significado é “arrasa-quarteirão”, ou algo do tipo. Esse apelido veio da capacidade que uma bomba da época tinha de dizimar quarteirões inteiros das cidades onde era lançada.

Como a Força Aérea Real Britânica continuou a lançar bombas durante a guerra, o nome pegou na imprensa americana e logo foi usado para se referir a qualquer coisa particularmente explosiva ou extravagante, como os grandes sucessos do cinema.

Nos dias de hoje, não há uma receita definida que um filme precise seguir antes de ser considerado um blockbuster. Em geral, os filmes comerciais que ganham grande retorno de bilheteria já se encaixam nessa definição, mesmo que seu conteúdo não seja particularmente “de qualidade”.

Foto: Reprodução/Universal Pictures

Qual foi o primeiro filme a ser considerado um blockbuster?

O filme “Tubarão” (1975), de Steven Spielberg, é considerado pelo Guinness Book o primeiro blockbuster nos padrões que conhecemos. Entretanto, a conexão de Hollywood com a palavra antecede-o em algumas décadas. Isso acontecia porque antes de um blockbuster indicar um enorme sucesso de bilheteria, ele descrevia qualquer produção ousada ou notável.

Em 1943, por exemplo, os críticos da época decidiram que o longa-metragem “Missão em Moscou” era tão “explosivo” quanto um blockbuster. Em meados da década de 1950, o produtor Max E. Youngstein definiu um blockbuster como qualquer filme que pudesse arrecadar mais de US$ 2 milhões.

Leia Também: Por que vários personagens de desenhos animados são amarelos?
Leia Também: Por que as teclas do piano são brancas e pretas?

É importante deixar claro que, de certo modo, essa palavra não é usada exclusivamente para designar filmes, pois serve para descrever toda e qualquer produção cultural que faça grande sucesso comercial, como livros, peças teatrais e outros. Ainda assim, é notável que o uso mais comum é realmente para filmes, afinal, estamos mais do que nunca na era de sucesso financeiro da indústria cinematográfica.

Foto: Reprodução/Warner Bros.

Algumas curiosidades sobre filmes blockbusters

  • O papel de Neo em “Matrix” foi quase interpretado por Will Smith, que recusou o papel para trabalhar em “As Loucas Aventuras de James West”. Você consegue imaginar outra pessoa além de Keanu Reeves no papel principal do famoso blockbuster de ficção científica? Difícil, não é mesmo?
  • O filme “Titanic” (1997) custou mais para ser feito do que o próprio navio que afundou. O filme custou US $ 200 milhões para ser produzido, enquanto que os custos reais para construir o navio de 1910 a 1912 ficaram na casa dos US $ 7,5 milhões;
  • Em “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”, Arnold Schwarzenegger falou apenas cerca de 700 palavras e recebeu $ 15 milhões pelo seu trabalho. Dito isto, podemos deduzir que somente a icônica frase “Hasta La Vista Baby” custou cerca de US $ 85.000;
  • A criatura engraçada do filme “A Era do Gelo” foi criada através da junção das características de um esquilo e de um rato;
  • Jemmy Renner foi treinado por arqueiros olímpicos para interpretar o papel do agente Clint Barton (Gavião Arqueiro) no filme “Os Vingadores”;
  • Inspirado por serial killers da vida real, Anthony Hopkins quase não pisca os olhos em “O Silêncio dos Inocentes”. De fato, ao estudar seu papel, Hopkins notou que o serial killer Charles Manson quase nunca piscava quando falava, então ele decidiu fazer o mesmo ao interpretar Hannibal Lecter.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo ! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Qual a importância das borboletas na natureza?

O que é o Teste de Turing?