no ,

Qual a diferença entre modem e roteador?

Modem e roteador são essenciais para configurar uma rede sem fio, mas eles são responsáveis por funções bastante distintas.

Roteador
Foto: Pixabay

Embora seja praticamente indispensável nos dias atuais, a internet ainda continua sendo um campo de mistérios para muitos dos seus usuários. Isso pode ser facilmente notado, por exemplo, quando algumas pessoas tentam diferenciar um roteador de um modem.

Obviamente, ambos os dispositivos são essenciais para configurar uma rede sem fio, mas eles são responsáveis por funções bastante distintas. Neste artigo, você vai conhecer as principais diferenças entre essas duas peças de hardware que fazem a internet doméstica funcionar adequadamente.

Conceituando um modem

Foto: Paul Boxley / Flickr

De acordo com a empresa de telecomunicações americana Xfinity, podemos dizer que o modem serve como o portal de conexão da sua casa para a World Wide Web, que é a rede mundial de computadores. Geralmente ele é caracterizado por uma caixa fina com uma fileira de luzes de LED na parte frontal que informam se ele está ligado e devidamente conectado à Internet.

O seu nome é uma abreviação das palavras MODulador e DEModulador, que remontam aos dias da Internet discada quando os modems trabalhavam ao modular os sinais telefônicos em frequências que poderiam enviar informações digitais. Hoje, no entanto, a maioria dos modems utiliza conexões de banda larga como fibra óptica para transmissão e recebimento de dados.

Vale destacar que existem diferentes tipos de modems que se adaptam a diferentes conexões. Se o seu provedor de Internet (ISP) usa um cabo específico ou fibra ótica, você precisará conectar um cabo na parte de trás do seu modem. No entanto, se você ainda usa uma linha digital de assinante (DSL), você terá que conectar um cabo da linha de telefone nele.

Conceituando um roteador

Roteador
Foto: Sean MacEntee / Flickr

Embora seja possível ficar conectado à Internet apenas com o uso de um modem, se você quiser fornecer sinal Wi-Fi para todos os laptops, desktops e smartphones em sua casa ao mesmo tempo, você certamente precisará de um roteador.

De um modo geral, os roteadores costumam apresentar um visual “achatado” e possuem antenas. O roteador é conectado ao modem através de um cabo Ethernet e atua como um canal entre a Internet direta e a sua rede doméstica.

Depois de conectar seus dispositivos, o roteador “encaminha” o tráfego de rede do seu modem, seja por meio de fios Ethernet ou sem fio através de Wi-Fi (daí a função das antenas). O roteador também funciona “na outra direção”, ou seja, encaminhando os dados enviados do seu computador de volta à web.

A importância de conhecer as diferenças

Foto: Pixabay

Por quase sempre ficarem juntos no mesmo local por longos períodos de tempo, muita gente pensa que roteador e modem são basicamente a mesma coisa. No entanto, como você pode ver, ambos possuem diferenças que valem a pena ser compartilhadas, especialmente se você busca melhorar a sua conexão com a Internet.

Leia Também: Quem criou a internet?
Leia Também: Por que grama cortada tem um cheiro agradável?

Agora que você sabe que o roteador é o responsável por direcionar os sinais Wi-Fi, pode impulsionar sua rede doméstica ao colocá-lo em um local centralizado, preferencialmente alto e longe de aparelhos eletrônicos para aprimorar ainda mais o seu alcance!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

grama cortada

Por que grama cortada tem um cheiro agradável?

O que acontece com os touros que morrem em touradas?