no ,

Qual a diferença entre loção e creme hidratante?

Saber as diferenças entre uma loção e um creme hidratante pode ajudá-lo a descobrir qual deles atende melhor às suas necessidades.

Creme hidratante
Foto: Authentic Stock / StockSnap

Você já deve saber que fatores como sujeira, fatores ambientais e até mesmo as estações em constante mudança acabam deixando nossa pele propensa a irritação, secura e desidratação. Dito isto, se você está procurando um produto para resolver tais problemas, pode estar se perguntando se deve comprar uma loção ou um frasco de hidratante.

Pensando nisso, vamos analisar ao longo deste artigo os detalhes e as principais diferenças entre ambos, apontando qual deles atende melhor às suas necessidades.

As diferenças químicas entre loção e creme hidratante

Loção hidratante
Foto: Pixabay

Primeiramente, é importante deixar claro que diferenciar ambos os produtos em termos químicos é um pouco complicado, pois loções, cremes e até algumas pomadas possuem uma ou mais substâncias hidratantes em suas composições. É por isso que uma loção, por exemplo, também não deixa de ter um componente “hidratante”.

Por outro lado, devemos ter em mente que um verdadeiro creme hidratante usará uma mistura de componentes solúveis em água e solúveis em óleo, sendo que ingredientes comuns neste sentido incluem óleo mineral e vaselina. De acordo com o Healthline, no caso de loções, as suas composições terão mais ingredientes adicionados do que os hidratantes propriamente ditos.

De um modo geral, as loções costumam ter mais ingredientes porque apresentam um maior teor de água, o que torna suas composições mais suscetíveis às ações de bactérias. Em outras palavras, isso significa que os fabricantes devem inserir certos conservantes (como parabenos e ácido salicílico) para afastar as bactérias. Muitas vezes até fragrâncias são adicionadas para mascarar o cheiro desses conservantes.

As diferenças na textura

Foto: Pixabay

Na maioria dos casos, os melhores cremes hidratantes tendem a ser mais grossos e oleosos que as loções. Entretanto, isso não ocorre porque eles têm ingredientes brutos na composição, mas porque gorduras e óleos são os melhores produtos para bloquear a umidade da pele e manter agentes irritantes longe de cena.

Loções, por outro lado, muitas vezes são tão “leves” que podem sumir rapidamente após alguns movimentos contínuos na região aplicada. As loções também apresentam uma baixa viscosidade porque são mais econômicas e são destinadas apenas como uma “solução temporária” para casos mais amenos.

Como decidir qual dos produtos comprar

Foto: Authentic Stock / StockSnap

De acordo com os dermatologistas consultados pelo portal Well+Good, referência em dicas de bem-estar, As pessoas que têm pele extremamente seca ou que sofrem de problemas de pele como o eczema, são geralmente aconselhadas a comprar cremes hidratantes ou pomadas espessas que apresentam um grande nível de oleosidade, já que eles preservam a umidade da pele por mais tempo.

Leia Também: Por que o heavy metal é tão popular na Finlândia?
Leia Também: O Drácula foi inspirado em uma pessoa real?

Por outro lado, para aqueles que têm pele mais equilibrada e que sofrem com manchas ou secura em apenas algumas ocasiões específicas, usar uma loção leve deverá ser suficiente. Se você tem uma pele propensa a acne, escolha uma loção que tenha baixos níveis de óleo e, se você mora em áreas úmidas, dê preferência a loções à base de água, já que elas não entopem os poros.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Drácula

O Drácula foi inspirado em uma pessoa real?

O que é e como ocorre a desertificação?