no

Por que o heavy metal é tão popular na Finlândia?

Embora o heavy metal seja um gênero incompreendido em outros lugares, na Finlândia é um dos tipos mais populares de música.

Foto: Wikimedia Commons

Seja você um fã de heavy metal ou simplesmente um admirador desse gênero musical, já deve ter percebido que a Finlândia é um dos países que mais se destacam nesse quesito. De fato, não é surpresa para ninguém que os países escandinavos tenham um grande fascínio pelo metal, mas a Finlândia chama a atenção por ser o país com mais bandas de heavy metal per capita do mundo.

Para se ter uma ideia, o território finlandês abriga mais de 50 bandas de heavy metal para cada 100 mil pessoas, segundo o G1. Sendo assim, para muitos especialistas, o metal parece ser parte integrante da cultura finlandesa, representando e refletindo a sua identidade nacional.

Mas, afinal de contas, como exatamente o metal se tornou tão proeminente na cena musical finlandesa?

Clima pode ajudar a explicar popularidade do heavy metal na Finlândia

Finlândia
Foto: PxHere

Por incrível que pareça, a resposta para isso pode estar relacionada ao clima do país. De acordo com o Blabbermouth, muita gente tem especulado que o clima na Finlândia, caracterizado por invernos bastante rigorosos e muitas vezes extremamente severos, pode ter contribuído para o interesse proporcionalmente alto da população finlandesa por gêneros musicais mais “pesados”.

De fato, quando alguém está cercado de frio e escuridão por longos períodos de tempo, é natural que alguma forma de depressão comece a tomar conta. Dito isto, como muitos finlandeses combatem toda essa depressão? Eliminando essa energia negativa através da música! E, convenhamos, talvez não exista um gênero musical mais adaptado para liberar energias negativas do que o heavy metal.

Bandas finlandesas mandam muito bem no que se propõem a fazer

Foto: Divulgação

Além de toda a questão do clima, há também o fato de que as bandas de metal da Finlândia são extremamente bem-sucedidas no ramo. Nightwish, Hanoi Rocks, HIM, Apocalyptica, Children of Bodom, Amorphis e Lordi são apenas alguns exemplos de bandas de metal que se tornaram verdadeiras embaixadoras culturais da Finlândia, inspirando muitas pessoas a descobrir mais sobre o país e a cultura local.

Para se ter uma ideia, o metal pode ser facilmente encontrado na paisagem urbana de muitas cidades finlandesas, pois elas abrigam em vários bares e sediam festivais focados especialmente no gênero. De fato, o metal é tocado regularmente em rádios comerciais finlandesas, tornando- se uma peça fundamental do entretenimento dessa nação.

Uma palavra final

Show de heavy metal
Foto: Pixabay

Com tudo isso em mente, podemos dizer que independentemente de como a cena musical finlandesa será no futuro, uma coisa é certa: os artistas e as bandas da Finlândia que tocam outros gêneros musicais terão que trabalhar duro para obter a notoriedade que as bandas de metal do país já alcançaram.

Leia Também: O que acontece com os touros que morrem em touradas?
Leia Também: Qual a diferença entre modem e roteador?

Se a popularidade do heavy metal na Finlândia se deve aos longos e escuros invernos do país ou apenas a uma atitude cultural diferente, ninguém pode negar o enorme impacto que isso tem lá. Embora seja um gênero nichado e frequentemente incompreendido em outros lugares, na Finlândia é um dos tipos mais populares de música e é tocado até nas estações de rádio convencionais.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que acontece com os touros que morrem em touradas?

Drácula

O Drácula foi inspirado em uma pessoa real?