no

Quais são os esportes mais perigosos do mundo?

Todos os esportes são perigosos de uma forma ou de outra, mas há algumas modalidades que levam o perigo a um nível extraordinário.

De certo modo, todos nós sabemos que os esportes são perigosos. Pergunte a alguém que pratica atividades esportivas há algum tempo e essa pessoa certamente dirá que já se machucou de uma forma ou de outra. É assim que acontece com os esportes. Bem, se você pensar sobre isso, até mesmo estar vivo é um perigo em certa medida!

Entretanto, algumas atividades esportivas, especialmente os chamados “esportes radicais”, apresentam um nível de perigo que não pode ser igualado por mais nada. Dito isto, a parte difícil aqui é descobrir quais são os mais perigosos. Com evidências estatísticas espalhadas por toda a internet e nenhum banco de dados para centralizar todos os dados por um período de tempo longo o suficiente, é difícil fazer uma lista precisa dos esportes mais perigosos do mundo.

Ainda assim, destacamos aqui três dessas modalidades com base no quão arriscadas elas são e quantas chances de morrer há durante a prática da respectiva atividade.

Esportes perigosos
Foto: Wikimedia Commons

3º) Escalada livre

Embora ter um paraquedas nas costas possa lhe conferir a chance de sair inteiro de alguma atividade extrema, a escalada livre não lhe dá essa oportunidade. A escalada “tradicional” já é um esporte difícil, exigente e muito perigoso. Mesmo com todas as cordas, arreios e equipamentos de proteção, não há muitas pessoas por aí que praticam esse esporte por razões óbvias. Ainda assim, a escalada livre consegue ser ainda mais radical!

Na escalada livre nenhum equipamento de segurança é usado durante a subida. Sem cordas, arreios ou qualquer equipamento do tipo, cada erro que o escalador comete pode levar à sua morte ou, na melhor das hipóteses, a lesões graves, algumas das quais podem ser irreversíveis. Dito isto, os escaladores de alto nível dependem inteiramente de suas habilidades.

Uma das principais razões pelas quais esse esporte é tão praticado (mesmo sendo altamente perigoso) tem a ver com a simplicidade de sua prática e a intensa concentração necessária. Pense nisso como uma espécie de meditação, mas uma meditação muito mais radical!

Foto: Pixabay

2º) Montanhismo de altitude

Tentar conquistar os picos mais altos do mundo é o suficiente para fazer o montanhismo de altitude ocupar o segundo lugar da nossa lista dos esportes mais perigosos do mundo. Até maio de 2021, um total de 291 mortes foram registradas apenas no Monte Everest, desde a primeira tentativa de escalada da montanha em 1922.

Os perigos que acompanham a escalada de montanhas altíssimas estão mais relacionados à falta de oxigênio nessas regiões. Os seres humanos simplesmente não foram feitos para viver sob tais condições. Para se ter uma ideia, se você pegar uma pessoa e colocá-la acima de 8.000 metros (26.000 pés), ela morrerá em menos de 2 minutos devido a níveis insuficientes de oxigênio.

Como se a falta de oxigênio já não promovesse riscos o bastante, devemos lembrar também de fatores como avalanches, fendas, colapso do gelo, ulcerações e várias outras adversidades que podem surgir devido ao mau tempo.

Foto: Wikimedia Commons

1º) BASE Jumping

Como você pode ver, existem muitos esportes perigosos por aí, mas o BASE jumping consegue se sobressair nesse quesito. A palavra “BASE” é um acrônimo em inglês que significa “Building Antenna Span & Earth”, ou em português, “Prédio, Antena, Ponte e Terra”, que literalmente se traduz em pular de tudo que é alto o suficiente para um paraquedas abrir totalmente antes de atingir o solo.

Esse esporte atrai muitos caçadores de emoção ao redor do mundo e provavelmente tem feito o maior número de mortes no menor período de tempo, com uma lista de fatalidades crescendo cada vez mais a cada ano que passa. De acordo com a BASE Fatality List (BFL), que é um registro não oficial de fatalidades de BASE jumping realizada pela comunidade desde 1981, o número de mortes já atingiu 362.

Leia Também: Por que as palmeiras não tombam com os ventos fortes?
Leia Também: Como sabemos a idade de uma árvore?

Um detalhe que vale a pena ser observado é que, embora muitos pensem que os primeiros anos desse esporte tenham sido os mais mortais, o pior ano foi 2016 com 37 mortes, seguido por 2018, com 32.

E você, já praticou ou gostaria de praticar alguns desses esportes considerados perigosos? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que as palmeiras não tombam com os ventos fortes?

Por que temos duas narinas em vez de uma só?