Os alimentos podem estimular o sistema imunológico? Se esse pensamento já passou pela sua cabeça, você não está sozinho. Quando se trata de prevenir infecções, sabemos que lavar bem as mãos e higienizar as superfícies são ações eficazes, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre o que comer para evitar que nossos corpos fiquem constantemente doentes.
Se você estiver interessado em saber se os alimentos podem realmente estimular o sistema imunológico, vamos discutir o que comer para se manter em forma e saudável.
Frutas e verduras são muito importantes
As frutas são um dos grupos de alimentos mais ricos em nutrientes. Embaladas com vitaminas, minerais e muitos compostos biologicamente ativos, elas podem fornecer um grande impulso às suas defesas imunológicas. Cada tipo de fruta tem algo a oferecer à sua saúde e bem-estar. Portanto, para obter o máximo benefício, certifique-se de incluir todo um arco-íris de frutas em sua dieta.
Dito isto, certas frutas podem ter propriedades imunoprotetoras mais fortes do que outras. Como explica o WebMD, frutas cítricas, como tangerinas, laranjas, limões e limas, são um exemplo perfeito de alimentos que podem estimular o sistema imunológico. Elas são amplamente conhecidas por serem uma das melhores fontes de vitamina C, um nutriente usado rotineiramente para tratar infecções virais e bacterianas.
Da mesma forma que as frutas, legumes e verduras fornecem uma boa dose de vitaminas, minerais e fitonutrientes. Eles também são uma ótima fonte de fibras e prebióticos, que são compostos que alimentam as boas bactérias que vivem em nosso intestino. Verduras como brócolis, repolho e couve-flor podem contribuir para um sistema imunológico mais forte.
Atenção especial também deve ser dada aos vegetais de folhas verdes, como couve, alface e espinafre. O espinafre é considerado um dos vegetais mais saudáveis. Vários estudos demonstraram suas habilidades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias, hipoglicemiantes e redutoras de colesterol.
Pescados e frutos do mar também fortalecem o sistema imunológico
Quando se trata de alimentos que estimulam o sistema imunológico, pescados e frutos do mar podem até não ser a primeira coisa que passa pela sua cabeça, mas este grupo de alimentos tem muito a oferecer. Os peixes, por exemplo, são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3, melatonina, triptofano e poliaminas.
De acordo com uma revisão publicada na revista acadêmica Frontiers in Nutrition, o consumo regular de peixe pode levar a uma melhor saúde intestinal e a um risco reduzido de desenvolver doenças inflamatórias como artrite reumatóide e psoríase.
Mariscos em geral, incluindo camarões, lagostas, ostras, mexilhões, vieiras, amêijoas, caranguejos, krill e caracóis, também contêm quantidades significativas de peptídeos bioativos imunoestimulantes, antioxidantes, vitaminas e minerais. De fato, as ostras são uma das melhores fontes de zinco, que também está ligado à saúde imunológica.
Especiarias e condimentos podem entrar em cena
Especiarias e condimentos são ótimos para aprimorar o sabor dos pratos, mas essa não é a única coisa para a qual eles são úteis. O alho, por exemplo, é um ótimo exemplo de um alimento que pode impulsionar o sistema imunológico.
De acordo com uma análise publicada no Journal of Nutrition, o alho tem o poder de estimular a produção e regular o funcionamento dos glóbulos brancos, citocinas e imunoglobulinas. O consumo regular pode contribuir para o tratamento e prevenção de infecções respiratórias, úlcera gástrica e até câncer.
Além disso, a pimenta-do-reino também pode impulsionar o sistema imunológico. Devido às suas propriedades antibacterianas, ela tem sido usada há muito tempo como conservante de alimentos.
Leia Também: O que os camelos comem no deserto?
Leia Também: Por que tantas receitas assam a 180°C?
Nos últimos anos, pesquisadores também estudaram extensivamente as propriedades imunomoduladoras da cúrcuma. Estudos recentes demonstraram que a curcumina, o principal ingrediente ativo da cúrcuma, apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunorreguladoras.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉