no ,

Por que precisamos de óculos especiais para assistir a filmes 3D?

Óculos especiais enganam seu cérebro fazendo-o pensar que está vendo uma imagem 3D real.

Óculos 3D
Foto: Pixabay

As TVs 3D foram descontinuadas em 2017. Houve uma série de razões para a queda na sua popularidade, mas a maioria dos analistas atribuiu isso à necessidade de usar óculos especiais. De certo modo, eles parecem “bobos” e podem ser bastante desconfortáveis. De fato, muitas pessoas nem sequer entendem por que tais óculos especiais são necessários para visualizar imagens 3D.

Ao longo deste artigo, nós discutiremos por que você precisa de óculos especiais para assistir a filmes 3D e qual seria a tecnologia alternativa tecnicamente capaz de contornar isso.

Foto: Pixabay

Entendendo como os nossos olhos veem em três dimensões

A razão pela qual os humanos com dois olhos funcionais vêem o 3D no mundo natural é porque os olhos esquerdo e direito contam com suas próprias perspectivas. Em outras palavras, a pequena distância entre os olhos desloca sutilmente os objetos dentro do campo de visão, proporcionando uma sensação de dimensionalidade.

Quando nossos olhos recebem a luz refletida refletida em objetos, a luz captada contém não apenas informações de brilho e cor, mas também dicas de profundidade. Dito isto, os olhos enviam as imagens compensadas para o cérebro, que as combina em uma única imagem 3D.

Vale destacar que esse processo nos permite não apenas ver a forma correta e a textura exata dos objetos, mas também nos permite determinar a distância entre os objetos dentro de um determinado campo de visão.

Por outro lado, como as TVs e os projetores de vídeo exibem imagens em uma superfície plana, não há sinais de profundidade naturais que nos permitam ver a textura e a distância corretamente. Na verdade, a profundidade que pensamos ver é derivada da memória de como enxergamos objetos semelhantes colocados em um ambiente real, junto com outros fatores possíveis. Daí a necessidade de certas “alternativas”.

Foto: Pixabay

Como o 3D funciona com TVs, projetores de vídeo e óculos

Para ver as imagens exibidas em uma tela plana em 3D, elas precisam ser codificadas e exibidas na tela como duas imagens deslocadas ou sobrepostas, que são então recombinadas em uma única imagem 3D.

As TVs e os projetores 3D funcionam codificando imagens separadas para os olhos esquerdo e direito. Então, as imagens decodificadas aparecem como duas imagens sobrepostas que parecem ligeiramente fora de foco quando vistas sem os óculos 3D.

Por meio de óculos 3D, no entanto, a lente do olho esquerdo recebe uma imagem, enquanto a lente do olho direito recebe a outra. Conforme as imagens esquerda e direita alcançam cada olho por meio dos óculos 3D, um sinal é enviado ao cérebro para combinar as duas imagens em uma única imagem com características 3D. Assim, tal processo “engana” seu cérebro, fazendo-o pensar que está vendo uma imagem tridimensional real.

Dependendo de como a TV decodifica e exibe a imagem 3D, um tipo específico de óculos deve ser usado para ver a imagem 3D corretamente. Por exemplo, alguns fabricantes desenvolveram óculos polarizados passivos, enquanto outros fabricantes exigiam óculos com obturador ativo.

Foto: Pixabay

Certas telas especiais não exigem a utilização de óculos 3D

Existem tecnologias que permitem que você veja uma imagem 3D em uma TV sem a necessidade de usar óculos. Normalmente referidas como “telas autoestereoscópicas“, esses monitores de alta tecnologia são usados principalmente em ambientes comerciais, industriais, educacionais e médicos.

O grande problema é que essas telas costumam ser muito caras e, na maioria dos casos, você precisa ver as imagens a partir de uma posição bastante específica, o que significa que elas não são nada boas para visualização de algo em grupo.

As tecnologias de exibição autoestereoscópica foram implementadas em alguns ambientes profissionais ou industriais, mas nunca ganharam popularidade entre o público em geral. O alto custo de produção e a baixa demanda foram fatores determinantes com relação à sua disponibilidade limitada.

Leia Também: Por que é tão difícil manter a concentração?
Leia Também: Os homens das cavernas realmente existiram?

No fim das contas, o uso de óculos 3D ainda continua sendo a forma mais comum de visualização de conteúdo 3D em uma TV ou projetor de vídeo. Dito isto, vale mencionar que embora as novas TVs 3D não estejam mais disponíveis, essa opção de visualização ainda está disponível em muitos projetores de vídeo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Gato e luz de laser

Por que os gatos adoram perseguir luz de laser?

Quantos dias podemos sobreviver sem beber água?