Pense por um momento em todas as suas associações com a cor amarela. Talvez você tenha pensado instantaneamente no sol, nas folhas secas do outono ou até mesmo em algo mais abstrato, como a sensação de alegria e otimismo. No entanto, se você continuar pensando sobre isso, eventualmente vai perceber que vários personagens de desenhos animados também são amarelos.
Esteja você assistindo Os Simpsons, Pokémon ou Hora de aventura, essa cor parece se destacar. O amarelo tem sido uma das cores favoritas dos animadores desde que os desenhos animados passaram a ser totalmente colorizados, mas de onde será que vem toda essa preferência pelo amarelo?
Ao longo deste artigo, você vai descobrir que muitos personagens de desenhos animados são amarelos não apenas por uma simples questão de estilização. Na prática, uma combinação de teoria da arte e psicologia ajuda a explicar a ascensão do amarelo à proeminência no mundo da animação.
Personagens amarelos oferecem um melhor contraste
Sendo uma das cores primárias (junto com o azul e o vermelho), o amarelo é muito distinto. Na verdade, essas 3 cores são exemplos extremos de tons contrastantes e, quanto mais distante uma determinada cor está das cores primárias, menos intensa ela é. No entanto, as cores primárias usadas na tela das TVs são vermelho, verde e azul.
Neste esquema de cores, o amarelo e o azul estão nos lados opostos do espectro, fazendo com que cada um se destaque mais. E como o azul é uma cor predominante em muitos planos de fundo (pense no mar, no céu etc.), faz sentido usar o amarelo para criar personagens mais brilhantes e perceptíveis. Em outras palavras, personagens amarelos contrastam mais facilmente com as imagens de fundo.
Como já mencionamos, as cores primárias são muito distintas, mas ainda assim, mesmo entre estas tonalidades, o amarelo leva o prêmio por ser mais perceptível, sendo a cor mais visível com pouca luz e uma das mais perceptíveis durante o dia. Além disso, o amarelo é comumente distinguível entre as pessoas com daltonismo.
Vale destacar que o amarelo é uma cor tão facilmente perceptível que se tornou boa escolha para diferentes tipos de alertas que precisam ser vistos à distância para atrair a nossa atenção. É por isso que o amarelo é amplamente usado em semáforos, placas de trânsito e muito mais.
Fatores psicológicos também explicam a predileção por personagens amarelos
Tradicionalmente, o amarelo é associado à felicidade e alegria. Isso foi comprovado por uma pesquisa que constatou que a maioria dos participantes (72%) mencionava o amarelo como uma cor muito positiva, enquanto apenas 0,5% dos entrevistados consideravam o amarelo uma cor muito negativa.
Desse modo, fica fácil de entender que esta característica do amarelo o torna uma excelente escolha para personagens com traços comportamentais alegres e descontraídos em desenhos animados.
Curiosamente, o amarelo é uma das cores que a natureza usa para enviar um sinal de “fique longe”. Por exemplo, o amarelo pode ser visto em insetos que picam (abelhas, vespas), cobras venenosas e outros animais perigosos. No entanto, isso ainda serve para nos fazer prestar atenção, um detalhe que acaba sendo usado em muitas esferas, incluindo os desenhos animados.
No fim das contas, as crianças adoram essa cor
Além de tudo o que vimos até aqui, precisamos ter em mente que a cor amarela é amplamente usada no ramo da publicidade direcionada para crianças. Na prática, o que acontece nesse sentido é que os pequenos tendem a associar essa cor a emoções majoritariamente positivas.
De fato, você pode ver o amarelo em ação em logotipos de marcas infantis como Hot Wheels, Crayola e muito mais. Em todos esses casos, a inclusão do amarelo não é mero acaso. De um modo geral, no mundo do marketing, o amarelo costuma ser usado na embalagem de produtos associados à diversão.
Leia Também: Por que as teclas do piano são brancas e pretas?
Leia Também: Quantas pessoas são necessárias para fazer um filme?
Para se ter uma ideia de como isso realmente funciona, em um estudo as crianças puderam escolher entre um giz de cera amarelo e um marrom depois de ouvir histórias felizes e tristes. A maioria do grupo que ouviu uma “história feliz” escolheu o giz de cera amarelo, enquanto a maioria das crianças que ouviram “histórias tristes” preferiu o marrom, provando que a associação da cor com o humor é bastante notável.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉