no ,

Quantas pessoas são necessárias para fazer um filme?

Existe muito mais gente envolvida na produção de um filme do que atores, diretores e cinegrafistas.

Pessoas em produção de filme
Foto: Libreshot

Todo mudo gosta de assistir filmes, não é mesmo? Não há nada como pegar um grande balde de pipoca com um copo de refrigerante e relaxar em uma poltrona confortável enquanto assiste a uma produção do seu gênero favorito. Mas você já se perguntou quantas pessoas realmente são necessárias para fazer um filme?

Nós do Zona Curiosa estamos aqui para responder a essa pergunta, ou pelo menos tentar, visto que chegar a um número exato pode ser mais complicado do que você poderia imaginar.

Para manter as coisas o mais simples possível, vamos nos concentrar nos filmes de longa-metragem que você vê nos cinemas. É necessário deixar isso claro porque o termo “filme” pode significar muitos tipos de produção audiovisual diferentes.

Dito isto, já posso adiantar que o número de pessoas necessárias para fazer um filme pode variar muito. Mas para compreender melhor esse assunto, vamos analisar primeiro quais são as funções das pessoas envolvidas em um projeto desse nível.

Foto: Pixabay

Quais são os profissionais do cinema e suas funções?

Quando se trata da produção de um filme, para começar, você precisa de uma história, obviamente. Isso geralmente assume a forma de um roteiro escrito. Em geral, o roteiro é composto pelos diálogos da história e detalhes adicionais para cada cena. Um roteiro requer pelo menos um roteirista para ser produzido, mas alguns filmes de maior orçamento podem exigir uma equipe inteira de escritores.

Antes que um roteiro possa ser escrito, a ideia por trás da história precisa vir de algum lugar. Além de ideias originais, muitos filmes são feitos a partir de livros, peças e programas de televisão. O produtor é o responsável pela junção das ideias e todos os elementos para fazer um filme. Isso pode incluir a obtenção de financiamento para o filme, escolha do elenco, equipe técnica, etc.

Um dos cargos mais importantes na produção de um filme é o do diretor. O diretor é o grande responsável por transformar a história em filme. Geralmente, os diretores tomam muitas das decisões criativas e também dirigem o elenco passo a passo através das filmagens das cenas.

A maioria dos filmes tem muitas outras pessoas envolvidas. Tais produções exigem atores, equipes de filmagem, especialistas em iluminação e som, profissionais de maquiagem e figurinos, dublês e figurantes. Eles também precisam de editores e especialistas em tecnologia visual.

Foto: Reprodução/Paramount

Quantas pessoas são necessárias em um filme de baixo e médio orçamento?

Vamos começar com os filmes de menor orçamento. Para isso, vamos usar como exemplo o filme Atividade Paranormal, lançado em 2009. Para se ter uma ideia, a produção desse filme contou com apenas 40 pessoas envolvidas e 15 mil dólares de orçamento. Surpreendentemente, o filme rendeu incríveis 193,4 milhões de dólares mundialmente!

Filmes de terror geralmente são muito baratos de fazer, mas mesmo assim, a margem de lucro de Atividade Paranormal é incrível. Há outros exemplos que poderíamos ter escolhido (como o clássico Bruxa de Blair), mas Atividade Paranormal pareceu ser o melhor exemplo para a finalidade desse artigo, já que é um recordista de bilheteria não muito antigo.

Ainda assim, precisamos levar em conta que Atividade Paranormal é um filme de baixíssimo orçamento, o que explica a sua equipe de produção reduzida. De fato, um filme “mediano” costuma contar com aproximadamente 588 pessoas envolvidas na produção, ou seja, bem mais do que as 40 que trabalharam no filme de terror.

Vale mencionar que, quanto mais baixo for o orçamento, mais profissionais terão que desempenhar mais de uma tarefa. Os projetos que contam com pouco dinheiro são conhecidos por fazer com que os membros de sua equipe desempenhem várias posições. Basicamente, se algo precisa ser feito, pegue a pessoa mais próxima e ensine-a a fazer.

Foto: Reprodução/Disney

Quantas pessoas são necessárias em um filme de alto orçamento (blockbuster)?

Para exemplificar esse tópico, acho que nenhuma produção poderia ser melhor do que o filme de maior bilheteria já feito, não é mesmo? Para isso, vamos dar uma olhada em Vingadores: Ultimato.

Estima-se que Vingadores: Ultimato custou cerca de 356 milhões de dólares para ser produzido (ou seja, 23733 vezes o orçamento de Atividade Paranormal) e rendeu 2,798 bilhões de dólares (14 vezes mais do que Atividade Paranormal). Quer adivinhar quantas pessoas trabalharam no projeto? Mais de 4 mil!

Para efeitos de comparação, o número de pessoas envolvidas na produção de Vingadores: Ultimato foi 100 vezes maior que o grupo responsável por Atividade Paranormal. Consequentemente, o filme da Marvel teve uma capacidade muito maior de incluir cenas com efeitos visuais de última geração e cenas de ação.

Leia Também: Os dragões realmente existiram?
Leia Também: Por que meu pagamento no cartão de crédito foi recusado?

Com tanta gente envolvida nas produções de grandes obras de Hollywood, fica bem mais fácil de entender por que os orçamentos de muitos filmes podem exigir altas cifras na casa dos milhões de dólares.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 🙂

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Limpador de para-brisa

Quem inventou o limpador de para-brisa?

Agrimensor trabalhando

O que faz um agrimensor?