Se você já teve ou está no período de ter um dente siso, você provavelmente também sabe o incomodo total que ele causa em nossas bocas e o desconforto que é conviver com ele até a sua extração, não é mesmo?
Bom, apesar de literalmente está na boca do povo, é bem difícil encontrar uma pessoa que saiba qual o verdadeiro motivo desse dente surgir em nossa estrutura dentária. E é por isso que hoje, nos vamos falar qual o motivo de existir um dente siso, vamos lá?
Qual o motivo do dente siso existir?
Acredite ou não, mas o dente siso é um processo de evolução que surgiu lá nos nossos primeiros ancestrais. Diferente de hoje em dia que temos facas e cozimento para nossos alimentos, os primeiros humanos usavam apenas suas ”ferramentas naturais”, o que consistia basicamente em suas mãos e dentes.
Por possuir uma mandíbula larga e forte para mastigar os alimentos em seu estado mais natural, os dentes sisos surgiram para ajudar a processar os alimentos com maior facilidade. Por terem as mandíbulas maiores, o siso realmente não era um problema para eles, já que cresciam confortavelmente.
Apesar de fazer séculos que esse dente surgiu, ele ainda não desapareceu com o passar do tempo com os outros processos de evolução que o ser humano passou.
Leia também: Shakira: As melhores curiosidades sobre a cantora
Por que eles viraram um problema?
Eles começaram a entrar em desuso quando o ser humano começou a desenvolver as práticas de cozinhar ou assar os alimentos, os tornando mais macios para o consumo, consequentemente mais fáceis dos dentes triturarem.
Quando o ser humano evoluiu mais um pouco e a nossa estrutura óssea também evoluiu, nossa mandíbula ficou menor, e por isso, esses dentes ”extras” se tornaram um verdadeiro incomodo.
Além de doerem quando estão crescendo e rompendo a superfície, eles são localizados em locais bem no fundo das nossas bocas, e acabam ficando bem apertados entre os outros dentes, e por isso, talvez seja melhor os extrair de uma vez — sempre ouvindo a recomendação do seu dentista.
Leia também: Lana del Rey: As melhores curiosidades sobre a cantora
Apesar da grande maioria das pessoas enfrentaram problemas com esse dente, muitas pessoas não são incomodadas por ele, já que algumas vezes eles ficam simplesmente escondidos e não chegam a se externar. Mas, se você vem sentido constantes dores na boca, ou dos dentes de trás, é importante que visite um profissional para evitar qualquer tipo de problema maior que possa surgir posteriormente.
Bom, agora você já sabe que esse dente tão chato que nos incomoda quando estamos já na última fase da adolescência é resultado de um longo processo de evolução para auxiliar os nossos ancestrais no processo de mastigação.