Muito provavelmente você já deve ter assistido ao filme Divertida Mente, certo? Por lá vemos 5 emoções que interagem dentro da cabeça de uma garotinha, mas sabemos que na vida real não é exatamente assim que funcionam as coisas.
Uma das emoções que vemos na produção e que está bem presente nas nossas vidas quase que diariamente é o medo. Podemos sentir-lo em diversos momentos, situações e acontecimentos, mas você sabe por que isso acontece? Essa pode ser uma curiosidade de diversas pessoas e por isso nós iremos explicar tudo agora mesmo!
O Que é?
Por mais que a maioria das pessoas achem que que sentir medo é demonstração de covardia, temos que discordar. Essa emoção é algo super normal e todos os seres humanos, assim como os demais animais apresentam.
Na maioria das vezes esse sentimento se torna bastante desagradável, principalmente quando nos encontramos em perigo. Nós temos que compreender que esse sentimento é algo completamente pessoal, sendo assim, o que assusta um pode ser diferente do que assusta o outro. Nós podemos entender ele como um sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou até mesmo um objeto, como acontece em alguns casos.
Por Que Nós Sentimos?
Nós temos que entender que esse sentimento está diretamente associado ao instinto de sobrevivência. Se nós não sentíssemos medo, talvez não fosse possível viver por tanto tempo, uma vez que o nosso instinto de sobrevivência não seria “ativado” quando estivéssemos em perigo.
O nosso cérebro é ativado involuntariamente quando sofre estímulos estressantes, assim ele libera substâncias que disparam o coração, tornam a respiração ofegante e contraem os músculos. Esses estímulos podem ser os mais variados, desde um escorpião até um revólver. Essa emoção pode ser considerada como uma trava que nos ajuda a pensar nos riscos e consequência que determinadas situações podem nos colocar.
Qual o Maior Medo da Humanidade?
Se nós perguntarmos para você agora quais são os seus 3 maiores medos, o que você responderia? Bom, em 2017 a Pew Research Center fez uma pesquisa em 38 países ao redor do mundo e conseguiu chegar à conclusão de quais são os 3 maiores medos da humanidade. Eles são:
- Estado Islâmico – A pesquisa apontou que 62% das pessoas possuem medo da organização jihadista islamita. Esse medo é até compreensível quando levamos em consideração tudo o que a organização já fez;
- Mudanças Climáticas – 61% das pessoas afirmaram ter esse mesmo sentimento quanto as mudanças climáticas e das catástrofes que elas podem cometer ;
- Ciberataques – Nos últimos anos os ciberataques cresceram bastante e a pesquisa da Pew Research Center revelou que 51% das pessoas possuem medo deles.
Como Supera-lo?
Sabemos que esse sentimento é algo que nos deixa desconfortável e não é uma sensação muito boa, mas você sabe como supera-lo? Primeiro é necessário aceitar os nossos medos, é muito importante sabermos o motivo que nos leva a ter medo de algo e dependendo, dá para resolver rapidamente. Se você tem medo de começar algo novo, pensamentos negativos não ajudam, então tente sempre pensar positivo e acreditar na sua capacidade.
Compartilhe sobre os seus medos com amigos e familiares e ouça os medos deles, um ajudando o outro fica sempre mais fácil. Dependendo de qual for o seu medo, é recomendado realizar terapias, sendo assim, é extremamente importante procurar ajuda de um psicólogo, principalmente quando se tem um trauma que vem desde a infância.
Leia Também: Se o cérebro consome energia, pensar pode queimar calorias?
Leia Também: O que aconteceu com o cadáver de Hitler?
Gostou desse post? Então compartilha ele com os seus amigos para eles também entenderem um pouco mais sobre o assunto!