É fácil estereotipar as pessoas que assistem a vídeos engraçados de gatos como pessoas que se distraem facilmente ou que não têm algo mais produtivo para fazer, mas todos sabemos que isso não é verdade. Vídeos de gatos são para todos. Alguns podem ser fúteis, enquanto outros são completamente engraçados, mas todos eles têm uma coisa em comum: eles sempre apresentam animais fofos e adoráveis.
Dito isto, a pergunta que fica é: por que os vídeos de gatos são tão populares na internet? Bem, a resposta pode estar nos benefícios que eles promovem para nós, seres humanos. Como você verá ao longo deste artigo, eles podem ser melhores para o nosso bem-estar do que muita gente pode imaginar!
Como os vídeos de gatos se transformaram em um fenômeno mundial
Em 2015, uma empresa de pesquisas com foco na Internet chamada ReelSEO divulgou um estudo que monitorou a exibição de vídeos de gatos no YouTube. Desde 9 de maio de 2006, quando ocorreu o primeiro upload de vídeos de gatos na plataforma, houve mais de 2 milhões de uploads de vídeos desse tipo.
De acordo com a Reel SEO, esses vídeos foram assistidos 24,6 bilhões de vezes entre eles. No entanto, essas são estatísticas antigas e a quantidade de uploads e visualizações desde que este relatório foi lançado aumentou exponencialmente.
Parte da razão para todo esse volume de visualizações se deve ao surgimento das redes sociais. Hoje, as pessoas podem até criar canais e perfis inteiramente dedicados aos seus bichanos. Não só isso, mas essa mesma tática pode acabar se tornando um negócio bastante lucrativo para muitos.
Embora haja uma certa rivalidade entre amantes de cães e gatos para definir qual é o melhor pet, a verdade é que os gatos são mais vistos na internet do que qualquer outro animal. Vídeos engraçados desses felinos adoráveis são amplamente compartilhados entre plataformas. Além disso, esse hábito parece ser global, visto que não importa o idioma que você fala, os vídeos de gatos são populares em todo o mundo.
A ideia de produzir o primeiro estudo sobre o assunto
A Dra. Jessica Gall Myrick ficou intrigada com a invasão de vídeos engraçados de gatos online e começou a se perguntar qual seria a compulsão por trás disso. Por que tantas pessoas em todo o mundo sentem a necessidade de passar tanto tempo fazendo isso? Mais do que isso, quais efeitos isso tem sobre a pessoa? É apenas para distração ou há algo mais profundo por trás dessa compulsão compartilhada?
Para encontrar as respostas às suas perguntas, a Dra. Myrick elaborou uma pesquisa para 7.000 usuários da Internet. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as reações dos participantes após assistir a vídeos de gatos e determinar as razões por trás de seu desejo de assisti-los.
Leia Também: Como acabar com o cheiro de cachorro espalhado pela casa?
Leia Também: Por que bicarbonato de sódio e vinagre são bons agentes de limpeza?
O objetivo do estudo era descobrir quem assistia a esses vídeos e também quem os produzia. Paralelamente a isso, ele também buscou analisar como o fenômeno dos vídeos de gatos na internet afetou a internet e a sociedade como um todo.
Entre os entrevistados pela Dra. Myrick, aproximadamente 37% se declararam amantes de gatos. No entanto, o restante dos entrevistados não se consideravam particularmente fascinados por felinos, apesar de sempre assistirem a esses vídeos.
Os benefícios de assistir a vídeos de gatos que o estudo descobriu
Após a conclusão do estudo da Dra. Myrick, ficou claro que o quadro sociológico envolvendo os famigerados vídeos de gatos é mais complexo do que parece, de modo que eles até promovem alguns benefícios interessantes. Aqui está um resumo dos principais resultados:
- Os participantes da pesquisa confessaram que se sentem mais motivados e fortalecidos emocionalmente depois que assistem a vídeos de gatos;
- Muitos dos participantes do estudo que se caracterizaram como pessoas introvertidas disseram que o ato de compartilhar tais vídeos abria espaço para uma maior interação com outras pessoas, ainda que somente no ambiente virtual;
- A possível “culpa” que muitas pessoas podem sentir ao procrastinar e deixar de lado responsabilidades profissionais e outras tarefas produtivas parece ser compensada pela felicidade que vídeos desse tipo promovem;
- Na maioria dos casos, esse hábito permitiu que os participantes do estudo ficassem mais produtivos e entusiasmados em seus respectivos empregos;
- Muitos dos participantes também disseram que esses vídeos promovem uma sensação de bem-estar capaz de originar um maior potencial de sucesso no alcance dos seus objetivos.
Obviamente, esse estudo não é definitivo e ainda há efeitos psicológicos que precisam ser explorados com relação a esse tema, mas parece que essa ação serve como uma espécie de terapia que pode ser realizada por meio digital, o que significa que muitas pessoas que não têm acesso a outros tipos de terapia podem se beneficiar disso.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉