Se existisse uma competição de espreguiçamento que contasse com a participação de todos os animais, os gatos certamente levariam a medalha de ouro. Se você já criou ou cria atualmente um bichano de estimação, já deve ter notado que esses animais se espreguiçam constantemente, independente da hora e do ambiente ao seu redor. Mas afinal, qual seria a razão por trás disso?
Neste artigo, iremos analisar os fatores que explicam por que esses animais apresentam esse comportamento tão peculiar.
As razões pelas quais os gatos se espreguiçam tanto
Bem, existem muitas razões pelas quais os nossos amigos felinos se espreguiçam constantemente, mas o principal motivo está relacionado ao fato de que os gatos cochilam várias vezes ao dia após curtos períodos de tempo.
De acordo com o Live Science, quando esses animais acordam, eles precisam mover seus músculos novamente (por razões óbvias), só que depois de ficarem parados por vários minutos, a pressão sanguínea do seus corpos tende a cair, fazendo com que os músculos fiquem rígidos. Pois bem, é exatamente aí que entra em cena o alongamento!
Na prática, quando os gatos se espreguiçam, eles aprimoram o fluxo sanguíneo e preparam seus músculos para se movimentarem com mais facilidade. Como os gatos tiram várias sonecas curtas, eles precisam se espreguiçar depois de cada cochilo, o que acaba resultando em um grande número de esticadas musculares ao longo do dia.
Gatos também se espreguiçam como uma forma de comunicação
Além da questão do fluxo sanguíneo para os músculos, parte de todo esse alongamento pode ser também uma das muitas maneiras pelas quais os gatos se comunicam.
De fato, como os gatos não podem falar diretamente conosco, eles costumam usar a linguagem corporal para se comunicar. Você já viu um gato arquear as costas? Pois bem, isso pode indicar que ela está com algum medo. Algum gato já esfregou a cabeça em você? Então provavelmente ele estava demonstrando afeição!
De maneira semelhante, quando os gatos se espreguiçam, eles podem simplesmente estar se sentindo confortáveis e relaxados. Isso geralmente acontece em ambientes com pouco barulho e temperatura agradável.
Uma palavra final
Vale destacar que outros animais também costumam se espreguiçar, apesar de realizarem esse tipo de ação num ritmo muito menor se comparado aos gatos. Curiosamente, essa também é uma atividade saudável para o corpo humano, já que é capaz de aumentar a flexibilidade e melhorar a nossa postura.
Leia Também: Por que as garrafas de refrigerante têm fundo ondulado?
Leia Também: O que é o chaparral?
Além disso, estudos sugerem que alongamentos desse tipo, especialmente após os cochilos, também são ótimos para aliviar o estresse e até melhorar a memória! Por isso, não deixe de se espreguiçar. O seu corpo certamente ficará muito agradecido!
Animais muito interessantes, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉