no

Por que as estradas molhadas se tornam escorregadias?

Neste artigo, você vai descobrir que as estradas molhadas se tornam escorregadias por uma questão de perda de atrito.

Se você costuma dirigir com certa frequência, já deve ter notado que as estradas tendem a ficar muito escorregadias quando estão molhadas. De fato, nem é necessário dirigir um veículo para perceber isso, afinal, qualquer um pode escorregar até mesmo ao andar em uma superfície com essas condições. Mas por que exatamente uma estrada molhada consegue ficar tão escorregadia?

Continua após a publicidade..

Neste artigo, você vai descobrir que as estradas molhadas se tornam escorregadias por uma questão de perda de atrito.

Os fatores que mantêm o carro sob controle

por que as estradas molhadas se tornam escorregadias 1
Foto: Pixabay

Antes de examinar os efeitos da água em uma estrada, precisamos analisar primeiramente o conjunto de fatores que ajudam a manter os carros na rua e os motoristas no controle.

Pois bem, o fato é que contato dos pneus de borracha em movimento com a estrada cria uma força conhecida como “atrito”. Na prática, o peso do carro acaba empurrando a borracha dos pneus para dentro dos milhares de minúsculos buracos que compõem uma típica superfície de estrada.

Continua após a publicidade..

Por sua vez, as vibrações da superfície da estrada combinam com a deformação da borracha para gerar calor, produzindo uma fricção que ajuda os pneus a “grudarem” na pista.

Estradas molhadas se tornam escorregadias porque perdem atrito

por que as estradas molhadas se tornam escorregadias 2
Foto: Pixabay

Sendo o Wonderopolis, quando chove, o acúmulo de água na pista provoca a perda de atrito. Isso ocorre porque, à medida que os pneus se movem sobre a pista molhada, a água preenche os minúsculos sulcos na superfície da estrada, consequentemente “alisando” a superfície. Como resultado, o calor e o atrito diminuem, dando origem a uma superfície mais escorregadia do que quando estava seca.

Continua após a publicidade..

Se houver muita água na estrada, incluindo muita água parada em poças, pode ocorrer uma perda ainda maior de atrito. Nesses casos, os pneus do carro podem perder completamente o contato com a superfície da estrada, o que dá origem a um processo denominado “aquaplanagem”, que por sua vez pode ser muito perigoso tanto para carros quanto para motos.

O que fazer em tais circunstâncias

Estradas molhadas
Foto: Pixabay

Então, o que você pode fazer para evitar acidentes quando estiver dirigindo por estradas molhadas? Bem, a dica mais eficaz para dirigir em superfícies potencialmente escorregadias é diminuir a velocidade. Dito isto, sinta-se à vontade para dirigir bem abaixo do limite de velocidade até você realmente conseguir manter o controle total do seu veículo.

Se estiver chovendo muito e um grave quadro de aquaplanagem for uma possibilidade, procure parar no posto de combustível mais próximo e esperar até que as condições melhorem.

Leia Também: Por que as garrafas de refrigerante têm fundo ondulado?
Leia Também: O que é o chaparral?

Por fim, verifique também se os pneus estão em boas condições e adequadamente inflados. Na prática, esses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença em situações tão adversas.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Micronésia

12 curiosidades interessantes sobre a Micronésia

Gatos se espreguiçam

Por que os gatos se espreguiçam tanto?