Se você tem um felino em casa sabe que gatos batem os dentes às vezes. Felinos domésticos são cheios de particularidades, eles dormem grande parte do dia e depois de várias sonecas esses mesmos gatinhos fofinhos ligam o modo turbo e destroem tudo o que vêem pela frente.
Para se manter limpo o gato se lambe todinho, além disso eles têm muito medo de água e odeiam ser abraçados, beijados e agarrados. Eu poderia passar o dia listando os hábitos curiosos dos felinos, porém hoje estou mais curiosa sobre o fato dos gatos fazerem um som curioso as vezes…
Leia também: Por que os gatos se espreguiçam tanto?
Gatos são caçadores assim como felinos maiores
O que a maioria de nós esquece é que os gatos são animais predadores da mesma forma que o lince, a onça pintada, o leão ou a jaguatirica. Ou seja, a necessidade de caçar é instintiva e por isso é muito fácil brincar e divertir um gato.
Leia também: Como surgiu o mito de que os gatos pretos dão azar?
Basta você sacudir qualquer coisa em movimentos repetitivos para despertar o lado caçador do seu gatinho, assim fazendo com que ele queira desesperadamente alcançar o objetivo de pegar tal objeto.
O desafio para os tutores de gato está em impedir que eles cacem de verdade, ou seja, que capturem animais como pequenos roedores ou pássaros e para que isso não ocorra é normal que os gatos sejam impedidos de acessar áreas externas – claro, além de ser muito mais seguro para eles ficarem em ambientes fechados longe e carros e pessoas maldosas.
É nesses momentos em geral que os gatos vêem pássaros ou outros animais do lado de fora de seu ambiente e começam a bater os dentes.
Por que os gatos batem os dentes?
Após muito observar, especialistas acreditam que os gatos batem os dentes devido ao sentimento de frustração.
Quando eles localizam algo que consideram uma presa que não pode ser alcançada, os felinos batem os dentes demonstrando que estão se sentindo frustrados e irritados com a situação, já que não poderão alcançar seu objeto de desejo.
Fazer esse ruído é uma forma natural que os gatos encontraram para extravasar essa emoção enquanto continua tentando descobrir a melhor maneira de concluir seu objeto: caçar sua presa. Ou seja, é perfeitamente normal e você não precisa ficar assustado ou preocupado.
Meu gato Bonestor faz isso com muita frequência quando vê pequenos insetos no teto, local onde ele não tem tamanho para alcançar. Frequentemente meu namorado levanta ele no ar e tenta auxiliar na caçada frustrada, porém pequeno Boni é um péssimo caçador – hehehe – e praticamente nunca consegue pegar o inseto.
É engraçado observar que junto com o som que emite, imediatamente seu comportamento muda, ele demonstra ficar ansioso e inquieto, fazendo inúmeros cálculos mentais até ter certeza de que realmente é incapaz de alcançar aquela mosca incômoda que está muito alta para ser pega.
Você tem gatos em casa? Já sabia por que gatos batem os dentes? É muito fofo e engraçadinho, né?