no

Por que os Estados Unidos são atingidos por tantos tornados?

Ventos do Golfo do México e das Montanhas Rochosas se unem para criar tornados bem no meio dos Estados Unidos.

De acordo com o Business Insider, a cada ano, os Estados Unidos são quatro vezes mais atingidos por tornados do que o resto do mundo combinado. Enquanto mais de 1.200 tornados atingem o solo estadunidense anualmente, o resto do mundo registra entre 200-300 desses fenômenos meteorológicos. Então, o que torna os EUA tão especiais?

Ao longo deste artigo, você vai entender como as Grandes Planícies são o lar do Tornado Alley (em português, “Alameda dos Tornados”), região onde os ventos do Golfo do México e das Montanhas Rochosas se unem para criar as condições perfeitas para o surgimento de tornados bem no meio dos Estados Unidos.

Tornados nos Estados Unidos
Foto: PxHere

A razão pela qual os Estados Unidos são atingidos por tantos tornados

Primeiramente, precisamos definir o que é um tornado. Pois bem, em resumo, um tornado é um fenômeno meteorológico que costuma se manifestar como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, mantendo contato com a superfície da Terra e com uma nuvem cumulonimbus (nuvem de tempestade).

A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 km/h, mas os mais extremos podem apresentar ventanias com velocidades superiores a 480 km/h, percorrendo mais de 100 km de distância até o seu desaparecimento.

Para que um tornado seja criado, é necessária uma mistura básica de três ingredientes: ar quente e úmido próximo ao solo, ar frio nas alturas da atmosfera e uma corrente de vento que se sobrepõe enquanto se move em diferentes velocidades e direções. Poucos lugares na Terra apresentam todas essas características e nenhum se compara às Grandes Planícies dos Estados Unidos.

Segundo a BBC, uma das principais razões para a ocorrência frequente de tempestades nessa área é o choque entre o ar frio vindo do sul do Canadá com o ar quente e úmido que viaja em direção ao norte a partir do Golfo do México. Na prática, todo esse encontro frenético cria um ambiente perfeito para a instabilidade atmosférica, que dá origem a violentas colunas de ar que dão início aos tornados.

Tornados nos Estados Unidos
Foto: NOAA Photo Library / Flickr

Tornados fora de época complicam ainda mais a situação

O auge do período de tornados em solo estadunidense costuma acontecer entre os meses de maio e junho. No entanto, eles estão ocorrendo cada vez mais em meses fora de época, como novembro e dezembro.

Sobre os tornados fora de época, Deanne Criswell, diretora da Agência Federal de Gestão de Crise dos EUA, disse em comunicado à imprensa que esse cenário dramático é resultado das mudanças climáticas, de modo que as autoridades americanas estão visando adotar medidas para diminuir os impactos das tempestades na população local.

Apesar de toda a situação caótica que isso pode causar, a comunidade científica olha com cuidado para essa questão, especialmente porque os tornados ainda são um fenômeno pouco conhecido e explicável.

Ainda assim, o que já se sabe é que existe uma forte relação entre a temporada de tornados nos EUA e fenômenos como El Niño e La Niña, sendo que é através deste último que as atividades de tornados no país tendem a aumentar consideravelmente.

por que os estados unidos sao atingidos por tantos tornados 3
Foto: Picryl

A busca pela prevenção

Como acontece com a maioria dos eventos climáticos, até mesmo no caso dos tornados, muitas vezes é possível saber o que esperar. Em boa parte das ocorrências, os alertas meteorológicos chegam horas antes, de modo que é possível ter uma ideia do que está por vir no momento crítico. De um modo geral, essas informações antecipadas são possíveis graças ao trabalho em conjunto de vários satélites.

Entretanto, mesmo com tantos recursos tecnológicos, ainda não conseguimos prever tornados com a precisão necessária. Na prática, isso ocorre por conta da própria variação característica desse tipo de fenômeno, visto que em um minuto pode estar caindo uma chuva forte ou granizo, mas nos momentos seguintes, uma casa inteira pode ser engolida por uma coluna de ar.

Por conta de toda essa falta de precisão, muitas pessoas acabam morrendo mesmo com o aviso de furacões sendo acionado na área onde moram. Na maioria dos casos, basta alguns poucos segundos para que um tornado possa surgir e arrastar tudo o que estiver pela frente.

Leia Também: Por que o estresse pode aumentar o apetite?
Leia Também: Quais as vantagens de usar quadros para decorar ambientes?

Vale destacar que há diferenças entre furacões e tornados. Na prática, os furacões se formam nos oceanos e são extensos demais para serem notados a olho a nu, de modo que a maioria das suas imagens é feita por satélites. Por outro lado, os tornados geralmente se formam em terra e são facilmente percebidos quando a coluna de ar toca o solo.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Armênia

12 curiosidades incríveis sobre a Armênia

JPEG e JPG

Qual a diferença entre JPEG e JPG?