Quando você pensa em um caminhão de bombeiros, é bastante improvável que imagine-o em qualquer cor que não seja o vermelho. Obviamente, há exceções em certos lugares, de modo que você poderá encontrar veículos desse tipo pintado em outras cores, mas o fato é que o vermelho tem sido a cor padrão dos caminhões de bombeiros desde os primórdios dos departamentos de combate ao fogo.
Então, afinal de contas, por que os carros de bombeiros são vermelhos? Pois bem, é isso o que vamos tentar desvendar ao longo deste artigo!
As teorias que já foram deixadas de lado
Primeiramente, é importante mencionar que a verdadeira razão pela qual os carros de bombeiros são vermelhos ainda permanece envolta em mistério. No entanto, existem algumas teorias que podem nos fornecer algumas informações interessantes.
De acordo com o Wonderopolis, uma das teorias afirma que os carros de bombeiros são vermelhos porque os primeiros departamentos de combate ao fogo eram compostos de voluntários não remunerados. Na prática, o fato a ser observado aqui é que esses voluntários não tinham muito dinheiro, e como o vermelho era a cor mais barata de tinta para adquirir, eles resolveram pintar seus veículos com essa cor.
Por outro lado, há uma outra teoria que sugere que era um tanto comum haver certas concorrências entre as brigadas voluntárias de cidades vizinhas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Desse modo, como o vermelho era a cor de tinta mais cara em alguns locais (diferente do que a outra teoria sustenta), os voluntários usavam essa cor para fazer com que seus caminhões se destacassem como uma “fonte de orgulho.”
A teoria geralmente mais aceita sobre os carros vermelhos dos bombeiros
Por causa do fato de que as duas teorias citadas se contradizem em certo ponto, a tese mais aceita mundialmente gira em torno do padrão de cor dos antigos automóveis. Como explica o FireRescue1, essa teoria sustenta que os carros de bombeiros passaram a ser pintados de vermelho para destacá-los entre todos os outros veículos que transitavam nas estradas.
Vale mencionar que isso faz muito sentido se levarmos em conta o fato de que, no início dos anos 1900, a Ford (gigante automobilística da época) só oferecia carros na cor preta, o que faria com que os carros de bombeiros vermelhos certamente pudessem se destacar em meio ao mar de veículos pretos na estrada.
Apesar da tradição, carros de bombeiros com outras cores podem ser mais eficazes
Por incrível que pareça, ainda existem críticas de especialistas com relação ao uso da cor vermelha nos carros de bombeiros, especialmente durante o período da noite. Isso porque, ao invés de vermelho, estudos mostraram que cores como o amarelo ou o verde limão são mais fáceis de serem visualizadas após o anoitecer.
Leia Também: Qual a diferença entre tração 4WD e tração AWD?
Leia Também: Por que a joaninha é considerada um símbolo de boa sorte?
Ainda assim, o fato é que mesmo com essa constatação o vermelho continua até hoje sendo a cor mais popular entre caminhões de bombeiros e outros veículos de emergência. Entretanto, caminhões de bombeiros brancos, amarelos, azuis, laranja, verdes e até pretos também podem ser encontrados em certos países.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉