no

Por que os cachorros seguem os seus donos?

Ter um cão pegajoso pode até ser irritante, mas geralmente não é sinal de um grande problema.

Se você tem um cão de estimação, há uma boa chance de que seu companheiro canino o siga por toda a casa. De fato, muitos cachorros seguem os seus donos em absolutamente qualquer lugar. Mas, afinal de contas, por que isso acontece?

Continua após a publicidade..

Embora isso geralmente seja apenas um sinal do enorme interesse que o seu cão tem por você, também pode ser um sintoma de ansiedade ou falta de confiança, como veremos ao longo deste artigo.

Cachorros seguem donos
Foto: Pixabay

As principais razões que explicam por que os cachorros seguem os seus donos

A maioria dos especialistas concorda que existem algumas razões diferentes pelas quais alguns cachorros seguem seus donos incessavelmente. Uma delas é a própria mentalidade de matilha desses animais.

Os cães podem ter sido domesticados há milhares de anos, mas ainda se consideram parte de um grupo como seus ancestrais selvagens. Dito isto, quando não há outros cães por perto, sua família humana se torna a sua matilha. De acordo com o Reader’s Digest, esse instinto genético também é o que motiva os cães a vigiar seus donos de perto e buscar manter um contato físico com eles.

Continua após a publicidade..

A segunda razão por trás desse comportamento tem a ver com o vínculo entre você e seu animal de estimação. Como a veterinária Dra. Rachel Barrack disse ao site American Kennel Club, filhotes de até 6 meses podem ver seus donos humanos da mesma forma como suas próprias mães.

Ainda assim, o fato é que até mesmo os cães mais velhos irão se relacionar com os humanos de tal forma, desde que recebam cuidado e afeto. Nesses casos, um cão tende a seguir seu dono por toda a parte porque o vê como uma fonte de confiança e segurança.

Continua após a publicidade..
por que os cachorros seguem os seus donos 2
Foto: Pixabay

Ansiedade e reforço positivo também podem explicar por que alguns cachorros seguem os seus donos

Alguns cães contam com nossa presença social porque ficam realmente nervosos por estarem sozinhos. Isso pode ser um sintoma de ansiedade, de acordo com alguns estudos, sendo que muitos cães que estão preocupados com alguma coisa também exibem tal comportamento, especialmente durante tempestades.

Lembre-se de observar a linguagem corporal de seu cão para determinar se o seu comportamento perseguidor é motivado pelo medo do desconhecido ou pelo desejo de estar perto de você. Os cães que estão realmente ansiosos podem não querer comer uma guloseima ou brincar com um brinquedo, por exemplo.

A última explicação possível para o motivo pelo qual seu cão pode adorar ficar te seguindo tem mais a ver com o tratamento que você dá a ele do que com seus instintos naturais. Uma tática de treinamento popular é o reforço positivo, ou seja, recompensar um cão com guloseimas e elogios quando eles apresentam comportamentos positivos.

No caso do reforço positivo, o objetivo é ajudar seu cão a associar bons comportamentos a recompensas, mas depois de um tempo, ele também pode começar a associar sua presença a recompensas. Isso significa que se o seu cão está seguindo você por todos os lugares possíveis, ele pode estar procurando por mimos ou atenção.

por que os cachorros seguem os seus donos 3
Foto: Pixabay

Como impedir que seu cão o siga em todos os lugares

Se você está determinado de que gostaria que seu cão parasse de segui-lo, saiba que há uma solução relativamente simples para resolver isso: dê a ele outra coisa para fazer.

Uma maneira útil de promover a independência em um “cão pegajoso” é ensinando-o a ficar imóvel em um determinado lugar. Existem vários métodos que podem ser bem-sucedidos quando se trata de treinar seu filhote a fazer isso, sendo o Protocolo de Relaxamento da Karen Overall uma ótima opção.

Neste método, pegue um novo tapete e peça ao seu cão para se deitar. Cada vez que ele fizer isso com sucesso, recompense-o com um presente. Depois que ele dominar esse comando, comece a incorporar distrações, como colocar guloseimas nas proximidades. Eventualmente, ele aprenderá a se deitar e permanecerá no tapete designado por longos períodos de tempo.

Leia Também: Por que os cachorros ficam encarando seus donos?
Leia Também: Por que os cães gostam de carinho na barriga?

Vale destacar que um cão pegajoso pode até ser irritante, mas geralmente não é sinal de um grande problema. Na maioria dos casos, isso significa que seu cão simplesmente o vê de uma forma positiva. Portanto, aproveite a companhia extra e não tenha medo de fechar a porta quando precisar de um tempo sozinho no banheiro!

E você, costuma ser seguido pelo seu cãozinho? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Personagens principais de Seinfeld

12 curiosidades incríveis sobre a série Seinfeld

Armeiro

O que faz um armeiro?