no

Por que os cachorros correm atrás de veículos?

Existem razões legítimas por trás desse comportamento pra lá de curioso.

Foto: GearJunkie

Ao longo de sua vida, você já deve ter visto algum cão enlouquecido correndo atrás de um carro, uma moto ou até mesmo de uma bicicleta. No entanto, você já se perguntou por que os cachorros correm atrás de veículos?

A maioria de nós já vivenciou ou testemunhou uma situação do tipo, mas provavelmente nunca pensou seriamente no assunto. Ainda assim, você ficará surpreso ao saber que existem razões legítimas por trás desse comportamento de perseguição dos cães.

Continue lendo o nosso artigo para saber mais!

Foto: Pixabay

Cachorros correm atrás de veículos por questões instintivas e territoriais

Quando uma nova pessoa chega à sua casa, a razão óbvia pela qual seu cachorro late para ela é porque o seu animal a vê como uma pessoa desconhecida e, portanto, não confiável. Da mesma forma, os cachorros correm atrás de veículos porque acreditam que seus territórios estão sendo invadidos.

Quando um veículo que não pertence ao seu território se aproxima deles, os cães logo percebem que há algo de errado. Isso os enfurece porque eles não aceitam qualquer outra coisa barulhenta e em movimento em seu território. Isso pode até parecer bobo para nós, mas os nossos amigos caninos levam isso muito a sério.

De um modo geral, os cães são muito curiosos por natureza e um veículo que se aproxima tende a estimular seus instintos, incentivando-os a perseguir o invasor em questão. Às vezes, esse comportamento também se deve a uma experiência desagradável ocorrida no passado, como um atropelamento, mas alguns cachorros fazem isso por puro “entusiasmo”.

Também vale mencionar que os cachorros são criaturas ativas. Por isso, quando se sentem solitários, eles podem querer passar o tempo latindo para as pessoas ou perseguindo veículos para “matar o tédio”.

Foto: Pixabay

Cachorros correm atrás de veículos por que se sentem incomodados

Você já deve ter observado que motos e bicicletas são os veículos “favoritos” dos cães. Pois bem, acredita-se que isso ocorre porque, no caso das motos, o barulho do motor soa como um grande rosnado para os cães que instila o medo neles. No caso da bicicleta, é o movimento das pernas dos ciclistas o principal fator que atrai a atenção dos cachorros.

Além disso, o movimento dos pneus também tende a atraí-los. É exatamente por isso que os cães tentam beliscá-los ao vê-los girando. Para eles, perseguir um veículo é como perseguir uma bola ou um Frisbee.

Foto: Pixabay

Como evitar problemas do tipo com seu cão

Para evitar que seu cão comece a perseguir veículos, você precisa capturar o primeiro momento em que ele mostra interesse no movimento dos veículos e redirecionar sua atenção para você.

Quando você estiver caminhando com ele e perceber que ele mostra algum interesse no movimento dos veículos, tente associar o tráfego em movimento com coisas boas. Para isso, antes de sair para a próxima caminhada, leve consigo algumas guloseimas ou um brinquedo de sua preferência para agradar o seu cachorro.

Enquanto você estiver caminhando, assim que notar que seu cachorro está olhando para um veículo, chame o nome dele. Quando ele se voltar para você, ofereça uma guloseima ou pegue o brinquedo e acene ou jogue-o para ele.

Leia Também: Como tirar carrapato de cachorro corretamente?
Leia Também: Por que os cães fedem quando estão molhados?

Continue a fazer isso toda vez que um veículo passar, até que seu cão automaticamente olhe para você em antecipação para receber uma guloseima ou um brinquedo sempre que observar algo se movendo.

E você, já passou por apuros em uma situação do tipo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Energético

Quem inventou o energético?

Mulher com tatuagens

12 curiosidades incríveis sobre tatuagens