no

Por que os assentos dos aviões quase sempre são azuis?

Existem alguns fatores bem interessantes que explicam por que os assentos dos aviões quase sempre são azuis.

Assentos dos aviões
Foto: Pixabay

A menos que você tenha o costume de viajar na primeira classe ou na classe executiva, embarcar e desembarcar de uma aeronave podem ser experiências bastante estressantes. Por estar tão ocupado buscando espaço no compartimento superior e tentando não colidir com os outros passageiros, você pode não notar coisas interessantes no interior do avião, como a cor dos assentos.

Dito isto, se você prestar atenção na próxima vez que embarcar em um avião, provavelmente vai notar que os assentos são azuis. Obviamente, há algumas exceções, mas, de um modo geral, os assentos dos aviões tendem a ser azuis. Então, qual é a razão por trás disso?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir que existem alguns fatores bem interessantes que explicam por que os assentos dos aviões parecem adotar uma espécie de padrão com a cor azul.

Foto: Pixabay

Os assentos dos aviões quase sempre são azuis por questões de limpeza

De um modo geral, não há muito tempo para limpar um avião entre os voos, então é de total interesse da companhia aérea escolher cores e tecidos que possam lidar com isso da melhor forma possível; e é aí que a cor azul entra em cena.

Na prática, os assentos dos aviões quase sempre são azuis porque eventuais manchas podem se camuflar melhor sobre os tons de azul do que com a maioria das outras cores, o que significa que as companhias aéreas não precisam limpar ou substituir seus assentos com tanta frequência.

Além disso, os aviões tendem a promover temperaturas bastante díspares, variando do extremamente frio (graças ao ar-condicionado) ao abafado (graças a um grande número de pessoas sendo amontoadas em um tubo com ar recirculado). Por conta disso, as companhias aéreas fazem o possível para ajudar a mantê-lo refrigerado e, surpreendentemente, os assentos azuis também desempenham um papel nisso.

De acordo com um artigo da Boeing, as cores também podem influenciar a percepção de uma pessoa sobre umidade, temperatura e aroma. Especificamente, a cor azul não apenas faz as pessoas se sentirem em um ambiente mais fresco, mas também pode enviar uma mensagem de limpeza.

Assentos dos aviões
Foto: Pixabay

Azul é uma cor calmante

Ainda que muitos passageiros não tenham medo absoluto de voar, todo os procedimentos envolvidos podem deixar até mesmo os viajantes mais experientes um pouco ansiosos. Para ajudar a neutralizar isso, muitas companhias aéreas optam por utilizar assentos azuis porque a cor é considerada calmante.

À primeira vista, isso pode até parecer um detalhe insignificante, mas o fato é que essa cor realmente ajuda a tornar o voo uma experiência mais prazerosa. Essa também é a razão pela qual a Pantone nomeou o “azul clássico” como a Cor do Ano de 2020, pois supostamente consegue “instilar calma e sentimentos de confiança e conexão”.

Uma declaração da Boeing sobre a utilização da psicologia das cores ao projetar aeronaves confirma isso, observando que o azul é “quase unanimemente associado à paz”. Além disso, a Boeing seleciona os padrões para as paredes da cabine com base nos tons encontrados na natureza, pois “esses projetos ajudam a criar o ambiente relaxante que as pessoas encontram ao ar livre”.

Foto: Pixabay

No fim das contas o azul também pode fazer parte da marca

Embora os fatores citados acima sejam constantemente levados em consideração, em alguns casos, a escolha do azul para os assentos de uma companhia aérea está simplesmente relacionada à marca da empresa.

De fato, se você observar bem, as companhias aéreas geralmente usam azul e vermelho em seus logotipos, de modo que as cores usadas nos assentos azuis acabam sendo uma extensão disso. Na mesma linha, a cor azul costuma inspirar psicologicamente sentimentos de confiança, sendo exatamente por conta disso que muitos bancos e empresas de serviços financeiros têm azul em seu logotipo ou esquema de cores.

O Color Psychology, website que explica os significados por trás das cores, confirma isso, observando que o azul ajuda a incutir sentimentos de confiança, confiabilidade e segurança. Além disso, um estudo de 2011 descobriu que a cor azul também está associada à competência, algo extremamente importante para as companhias aéreas, visto que colocamos nossas vidas em suas mãos sempre que voamos.

Leia Também: Por que as fabricantes de aviões não produzem os próprios motores?
Leia Também: Como são feitas as estátuas de cera?

Então, da próxima vez que você for espremido no corredor estreito de um avião tentando se caminhar em meio a todos os outros passageiros, dê uma olhada nos assentos do avião. Eles provavelmente serão azuis e, idealmente, poderão até fazer você se sentir menos estressado!

Quem diria que há toda uma ciência por trás dos assentos dos aviões, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Papel higiênico branco

Por que o papel higiênico quase sempre é branco?

O que é uma nuvem cumulonimbus?