no

Por que ocorre sangramento quando nos ferimos?

O sangramento que se dá quando nos ferimos está intimamente ligado à forma como o sangue viaja por todo o corpo.

Na maioria das vezes, quando nos machucamos, sangramos ao ponto de muitas vezes sentirmos um grande incômodo. No entanto, você já se perguntou sobre por que ocorre sangramento quando nos ferimos?

Para entender isso da melhor forma, precisamos entender primeiramente o que há dentro do sangue e, mais importante, como ele viaja pelo corpo.

O que há dentro do sangue?

por que ocorre sangramento quando nos ferimos 1
Foto: Pixabay

O sangue presente em nossos corpos é um fluido bastante complexo. Ele contém glóbulos vermelhos que levam oxigênio para os tecidos do nosso corpo; glóbulos brancos, que agem como o exército de combate a infecções; e plaquetas, que se aglomeram para ajudar a parar o sangramento.

Uma proteína especial chamada hemoglobina nos glóbulos vermelhos é o que dá ao nosso sangue sua cor vermelha. A porção amarelada e líquida do sangue é chamada de plasma. Ainda assim, a maior parte do sangue (mais de 90%) é composta de água, mas a porção restante contém moléculas importantíssimas que ajudam nosso sangue a coagular e parar o sangramento.

Como o sangue viaja pelo corpo?

por que ocorre sangramento quando nos ferimos 2
Foto: Max Pixel

A medula óssea, localizada no centro de nossos ossos, é uma espécie de fábrica que produz as células que dão origem aos componentes do sangue que circulam em nossa corrente sanguínea. Uma vez que as células sanguíneas são produzidas, elas se movem para os vasos sanguíneos que formam “estradas” que percorrem todo o nosso corpo.

As veias são os vasos que transportam sangue para o coração, enquanto as artérias transportam sangue do coração para o resto do corpo. Os maiores vasos podem ter a largura de uma mangueira de jardim (aorta), enquanto os menores podem ser inferiores ao tamanho de um fio de cabelo humano.

O coração é o poderoso motor que empurra o sangue através desses tubos para fornecer oxigênio e nutrientes aos nossos órgãos. Primeiro, o lado direito do coração bombeia o sangue para os pulmões, que abrigam o oxigênio do ar que respiramos. Aqui, a hemoglobina nos glóbulos vermelhos pega oxigênio e o leva de volta ao coração.

O lado esquerdo do coração, por sua vez, bombeia esse sangue rico em oxigênio para o resto do corpo. Depois que os glóbulos vermelhos deixam sua carga de oxigênio, eles são bombeados de volta para o lado direito do coração para obter mais oxigênio e repetir seu passeio pelo corpo novamente.

Então, por que ocorre sangramento quando nos ferimos?

por que ocorre sangramento quando nos ferimos 3
Foto: Pixabay

A pele forma uma camada protetora sobre nossos corpos. Sendo assim, quando essa camada é danificada, os vasos sanguíneos imediatamente abaixo dela são rasgados, permitindo que o sangue vaze.

Um pequeno corte rasga apenas os pequenos vasos próximos à pele, o que explica porque somente uma pequena quantidade de sangue escorre nesse tipo de situação. Por outro lado, um corte profundo pode rasgar vasos maiores e causar ainda mais sangramento. Quando ferimos um braço ou uma perna, rasgando os vasos menores sem danificar nossa pele, o sangue se acumula sob a pele intacta para formar um hematoma.

Como o coração ainda está bombeando sangue por todo o corpo, mais sangue continuará a vazar até que o dano seja reparado. Para parar o vazamento, um vaso sanguíneo rompido libera substâncias químicas que ativam proteínas que se aglomeram e formam um “tampão” para preencher o buraco. Isso sela o vaso sanguíneo e evita que mais sangue saia através da crosta que se forma em cima de um arranhão ou corte.

Vale destacar que aplicar pressão em uma ferida ajuda a parar o sangramento porque empurra as paredes do vaso ao ponto de diminuir o fluxo de sangue. Na prática, isso auxilia a formar um coágulo e iniciar o processo de cicatrização mais rapidamente.

Leia Também: Por que os homens sentem sono depois do sexo?
Leia Também: Por que os lagos glaciais são azuis?

Se o sangramento não for controlado, a vítima pode perder muito sangue e entrar em choque, um estado em que não há sangue suficiente no corpo para fornecer oxigênio suficiente a todos os seus órgãos, o que pode ser fatal.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Eslováquia

12 curiosidades interessantes sobre a Eslováquia

por que os sapos cantam

Por que os sapos cantam?