Em um mundo obcecado com bolos esteticamente bem apresentados, não é surpresa para ninguém que o bolo Floresta Negra é popular por seu sabor e aparência. Mas você já se perguntou sobre a origem do seu nome?
Neste artigo, analisaremos a curiosa origem do nome dessa sobremesa alemã. Antes disso, entretanto, precisamos definir exatamente o que é um bolo Floresta Negra.
O que é um bolo Floresta Negra?
O Floresta Negra é um bolo de chocolate em camadas que é adornado com um rico recheio de chantilly entre as divisões e decorado com cerejas. É baseado em uma sobremesa alemã chamada Schwarzwälder Kirschtorte, que se traduzido ao portugês significa algo como “Torta de Cereja da Floresta Negra”.
Normalmente, as camadas de chocolate são intercaladas com chantilly e cerejas, mas esse bolo pode ser muitas vezes elaborado de outras formas. Em alguns casos, é possível até mesmo decorá-lo com árvores de chocolate e outros desenhos que lembram uma floresta.
Na Alemanha, uma dose de Kirschwasser, um tipo de licor de cerejas com teor alcoólico de 40%, é comumente adicionada ao bolo. Ainda assim, outras bebidas podem ser usadas, como o rum, que é mais comum nas receitas austríacas.
Tá, mas por que o bolo Floresta Negra tem esse nome?
A Floresta Negra é uma grande cordilheira localizada no sudoeste da Alemanha, sendo que a região montanhosa deve seu nome às abundantes árvores grandes e escuras que crescem na região. Por conta disso, muita gente pode acreditar que o famigerado bolo recebeu seu nome característico por conta dessa região, mas esse não é o caso.
Na verdade, o bolo provavelmente não tem o nome da região em si, mas do licor que é produzido a partir das cerejas azedas que crescem na serra. Como explica o My Recipes, o Kirschwasser, que significa “água de cereja” em alemão, é um licor claro e incolor que é amplamente usado em receitas tradicionais de bolos da Floresta Negra.
Vale destacar que o distinto sabor rico, azedo e frutado da bebida é o que dá ao bolo de chocolate seu sabor intenso e característico, pelo menos em sua versão original. De fato, o prato não é considerado um verdadeiro bolo Floresta Negra da Baviera a menos que seja feito com licor da cereja da Floresta Negra.
Curiosamente, alguns historiadores acreditam que o bolo foi inspirado nas mulheres que vivem na região da Floresta Negra, que tradicionalmente usam chapéus adornados com grandes pompons vermelhos chamados Bollenhut. No entanto, esta teoria nunca foi confirmada.
A alternativa sueca
A popularidade do bolo Floresta Negra abriu espaço para o surgimento de algumas “versões alternativas”. Um bolo sueco chamado Schwarzwaldtårta, por exemplo, costuma ser relacionado ao tradicional bolo Floresta Negra, mas a semelhança acaba ficando mais pelo nome mesmo.
Leia Também: Por que salmão é tão caro?
Leia Também: Por que as rosas representam o amor?
O Schwarzwaldtårta consiste em camadas de merengue contendo avelãs torradas finamente moídas cobertas por uma fina camada de chocolate com chantilly no meio. O bolo inteiro também é coberto com chantilly e decorado com chocolate amargo fino e cacau em pó.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉