no ,

Por que não podemos usar metais em uma ressonância magnética?

A presença de objetos metálicos pode desempenhar um problema sério durante um exame de ressonância magnética.

Máquina de ressonância magnética
Foto: Pixabay

No passado, quando o acesso a equipamentos avançados de tecnologia não era amplamente disponível para as pessoas, costumava ser um tanto desafiador para um médico identificar a origem de uma doença em seus pacientes. No entanto, desde o advento dos exames de raios-X e da ressonância magnética, tornou-se muito mais fácil o diagnóstico de vários problemas de saúde.

Uma das técnicas médicas mais incríveis usadas atualmente para diagnosticar doenças é a ressonância magnética. Você provavelmente já ouviu falar sobre isso e talvez até tenha sido submetido a um exame assim, mas será que você sabe por que não podemos usar objetos metálicos durante um procedimento desse tipo? É essa a questão que abordaremos ao longo deste artigo!

Foto: Pixabay

Como funciona um exame de ressonância magnética?

A ressonância magnética é um procedimento pelo qual são obtidas imagens altamente detalhadas dos vários órgãos e tecidos do corpo, tudo sem o uso de raios-X ou algum tipo de radiação ionizante.

Isso só é possível porque as máquinas de ressonância magnética empregam o uso de um campo magnético muito poderoso que produz ondas de rádio que ajudam a criar imagens de alta qualidade do corpo humano. Consequentemente, essas imagens podem ser usadas posteriormente para determinar se há uma lesão ou a presença de um tumor indesejado.

Uma máquina de ressonância magnética costuma apresentar a forma de um donut. Por conta disso, o paciente é movido para a máquina por uma das extremidades em posição supina, ou seja, deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados.

Quando o aparelho é ligado, o poderoso campo magnético presente dentro da máquina alinha os prótons (presentes em todos os tecidos do corpo humano), de modo que as ondas de rádio fazem com que esses prótons produzam sinais elétricos que são captados por um receptor na máquina e, em última análise, são processados em imagens de alta qualidade.

Foto: Pixabay

Por que os objetos metálicos representam uma ameaça tão séria durante uma ressonância magnética?

A parte mais importante de toda a máquina de ressonância magnética é um ímã de alta potência, que faz a maior parte do trabalho. Os ímãs mais comuns usados hoje estão em algum lugar na ordem de 0,5 Tesla a 3,0 Tesla. Tesla é a unidade de medida da densidade do campo magnético, sendo que 1 Tesla é equivalente a 10.000 Gauss.

Para ajudá-lo a entender melhor o quão poderoso é um campo magnético de uma máquina de ressonância magnética, considere o fato de que o campo magnético da Terra varia apenas entre 0,25 a 0,65 Gauss. Por conta do poder absoluto que o ímã de ressonância magnética exerce, torna-se extremamente importante tomar o máximo de cuidado na sala de ressonância magnética.

Objetos metálicos, na presença de um forte campo magnético, tornam-se altamente magnetizados. Isso ocorre porque os materiais ferromagnéticos (materiais com alta suscetibilidade à magnetização) aceitam facilmente um campo magnético induzido.

Desse modo, quando você entra na sala de exames com uma máquina de ressonância magnética ativa usando, digamos, um par de brincos, esses acessórios metálicos ficarão magnetizados instantaneamente e tentarão se alinhar em relação ao poderoso ímã de ressonância magnética. Por razões óbvias, isso pode causar acidentes muito graves.

Máquina de ressonância magnética
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Caso sejam atraídos pelo magnetismo promovido pela máquina de ressonância magnética, objetos metálicos podem ser puxados em direção ao ímã com tanta força que o metal pode se abrir ou rasgar superfícies macias.

Quando se trata de um objeto metálico sendo puxado em direção a um poderoso ímã, a pele humana é extremamente macia e, portanto, torna-se muito suscetível a ferimentos. Imagine ter um brinco arrancado de sua orelha em uma fração de segundo! Esse certamente não seria um bom dia no consultório médico…

Leia Também: Por que coçar os olhos promove uma sensação de alívio?
Leia Também: De que material são feitas as bolas de bilhar?

Por esse motivo, medidas rígidas são postas em prática para garantir que não haja objetos metálicos nas proximidades da máquina quando ela é ligada. Em outras palavras, não fique irritado ou constrangido se for solicitado a remover sua aliança de casamento antes de entrar na sala de ressonância magnética. No fim das contas, isso é para o seu próprio bem!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Ketchup

Quem inventou o ketchup?

Folha de papel-alumínio

Por que o papel-alumínio não esquenta muito quando é levado ao forno?