no

Por que muitas pessoas cantam no chuveiro?

O banheiro oferece uma boa combinação de condições bioquímicas, psicológicas e acústicas para um show particular.

Pessoas cantam no chuveiro
Foto: Reprodução/Paramount Pictures

Quer você seja uma estrela da música ou apenas um cidadão comum, é bem provável que você gosta de cantar em algum momento antes do final do banho, especialmente se tiver alguma música tocando no banheiro! Admita, todos nós tentamos recriar a magia de nossos cantores favoritos em meio à privacidade do banheiro. De fato, muitas pessoas cantam no chuveiro há anos!

No entanto, esse hábito compartilhado por muitos levanta uma questão interessante: afinal, por que as pessoas cantam no chuveiro com tanto entusiasmo? Bem, por mais louco que possa parecer, existem algumas explicações científicas promissoras por trás disso, como veremos ao longo deste artigo.

Muitas pessoas cantam no chuveiro porque é relaxante

A hora do banho é uma das poucas vezes em que uma pessoa realmente fica sozinha, longe das preocupações e do estresse do mundo materialista. Consequentemente, este período de tempo isolado (mesmo que de curta duração) pode trazer à tona o astro da música que habita dentro de cada um de nós.

Cantar em um espaço confinado e isolado, como debaixo do chuveiro, promove um efeito calmante e refrescante. Muitos especialistas acreditam que cantar no banheiro é como uma infusão de um tranquilizante com benefícios múltiplos, pois acalma os nervos e eleva o ânimo.

As pessoas geralmente não cantam quando estão tristes, mas no banheiro, elas ficam fechadas em um ambiente pequeno e seguro. Nossa mente está livre de todas as inibições que possam ser afetadas na frente de outras pessoas ou em uma grande sala cheia de gente. Portanto, o banheiro torna-se naturalmente a escolha ideal para soltar a voz, pois a mente está altamente relaxada.

Além disso, quando você está em um modo de relaxamento total e a água do chuveiro flui pelo seu corpo, sua respiração é aprimorada. Como você tende a respirar um pouco mais fundo do que o normal no banheiro, isso intensifica ainda mais o suprimento de oxigênio no sangue, estimulando a circulação sanguínea e instilando uma sensação de energia.

O banheiro promove uma acústica favorável

Até agora, falamos somente sobre como seu corpo e mente podem se sentir rejuvenescidos quando você canta no banheiro, mas também devemos olhar para a física envolvida no banheiro e ver como isso torna esse lugar tão interessante para mostrar nosso talento musical!

A acústica da maioria dos banheiros é perfeita para iniciar um pequeno show particular. Por exemplo, a maioria dos banheiros tem azulejos que mal absorvem o som. Na prática, isso significa que sua voz reflete para frente e para trás quando você canta no banheiro. Esse reflexo também amplifica sua voz, mas não se trata apenas do volume, pois a “magia” se aplica a dois fenômenos: reverberação e ressonância.

De certa forma, seu som persiste por mais tempo dentro do banheiro do que na sala de estar, por exemplo. Este efeito é chamado de reverberação e dá a impressão de que a nota que você cantou durou mais tempo do que você realmente a segurou. A reverberação também tende a suavizar a transição entre as notas. De fato, muitos karaokês são projetados para implementar o efeito de reverberação eletronicamente.

No caso da ressonância, as ondas sonoras se alinham da maneira certa para amplificar o som. Durante um banho, isso geralmente ocorre porque o comprimento de onda da nota é o ajuste certo para o tamanho do banheiro. Como resultado, muitas das notas não apenas ressoam, mas também se combinam com outras ondas sonoras refletidas de uma forma que cancela alguns dos ruídos que seriam comuns em outros lugares.

Uma palavra final

A acústica do som em um banheiro é considerada tão boa que até mesmo cantores profissionais muitas vezes tentam reproduzir ou usar o banheiro como um estúdio. Por exemplo, Jon Anderson, renomado cantor e compositor, instalou ladrilhos em seu estúdio de gravação para emular a acústica de um banheiro durante suas gravações.

Muitos guitarristas também gostam dos efeitos sonoros característicos dos banheiros. Paul Simon, um instrumentista de música folk, revelou que gosta de ir ao seu banheiro para praticar suas habilidades musicais. Curiosamente, ele disse que também costuma abrir a torneira, já que o som da água corrente muitas vezes “embeleza” seu trabalho no violão.

Leia Também: Por que tomar cerveja provoca arrotos? 
Leia Também: Por que os raios não caem em linha reta?

Com tudo isso em mente, podemos dizer que cantar no banheiro é um dos melhores hábitos que você pode adquirir. O banheiro oferece uma boa combinação de condições bioquímicas, psicológicas e acústicas que promovem uma atmosfera perfeita para uma cantoria, mesmo se você não for um artista profissional.

E você, faz parte do grupo de pessoas que cantam no chuveiro? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Como saber se o ovo está bom e não estragado?

Homens das cavernas

Os homens das cavernas realmente existiram?