no

Por que estourar plástico-bolha é tão prazeroso?

Curiosamente, existem razões psicológicas e até mesmo evolutivas por trás disso.

Estourar plástico-bolha
Foto: NRDC

Qual material pode ser utilizado tanto para proteger produtos dentro de embalagens como para proporcionar uma sensação prazerosa quando estourado? Pois bem, hoje nós vamos falar sobre o material de embalagem favorito de todos: o plástico-bolha!

Você já sentiu uma sensação agradável ao estourar as pequenas bolhas cheias de ar que formam uma folha de plástico-bolha? Se sim, você sabe que há algo altamente satisfatório nisso. Mas você já se perguntou por que estourar plástico-bolha pode ser tão divertido?

Ao longo desse artigo, você vai descobrir que existem razões psicológicas e até mesmo evolutivas por trás disso.

Foto: Pixabay

Estourar plástico-bolha pode aliviar o estresse e melhorar a concentração

Embora pareça ser algo trivial, o fato é que há uma certa ciência por trás da conexão humana com o plástico-bolha. Alguns especialistas acreditam que isso pode estar ligado à necessidade de viver em constante movimentação que muitas pessoas apresentam.

Você costuma ficar clicando uma caneta ou gosta de balançar as pernas quando está entediado? Gosta de rabiscar nos cantos de suas anotações ou apertar uma bola anti-stress? Pois bem, assim como o hábito de estourar plástico-bolha, essas pequenas ações representam certos tipos de inquietação.

Embora algumas pessoas pensem que a inquietação pode levar à distração, na verdade já foi demonstrado que ela pode surpreendentemente aumentar a capacidade de atenção. Da mesma forma, um estudo revelou que as pessoas tendem a se sentir mais alertas depois de estourar o plástico-bolha.

Os resultados também mostraram que as pessoas que estouraram plástico-bolha tendem a ficar mais calmas do que aquelas que não o fizeram. Dito isto, fica fácil entender porque essa ação pode ser tão atraente e viciante para o sistema de recompensa do cérebro humano.

Plástico-bolha
Foto: Pixabay

Hábito de estourar plástico-bolha pode ter raízes evolutivas

Especialistas também acreditam que o prazer por trás do plástico-bolha pode estar ligado à evolução humana. Em outras palavras, seu cérebro está sempre preparado para se divertir, especialmente quando esta diversão apresenta alguma correlação com um maior estado de alerta.

Os primeiros humanos tinham que estar alertas o tempo todo, pois precisavam ficar de prontidão para fugir de um predador a qualquer momento. Hoje em dia, por outro lado, as pessoas passam muito tempo sentadas, principalmente na escola e no trabalho. Como resultado, o corpo pode desenvolver muita tensão muscular devido à falta de movimento.

O hábito de estourar plástico-bolha ajuda a relaxar a tensão muscular, reduz o estresse e a ansiedade. De fato, estudos mostraram que, em muitos casos, o cérebro humano libera substâncias químicas que fazem você se sentir bem, como a dopamina, após uma atividade relaxante desse tipo. Daí a sensação prazerosa que essa simples ação desencadeia.

Foto: Pixabay

Nem todo mundo gosta disso

Com todos esses benefícios, ninguém jamais iria querer acabar com o plástico-bolha convencional, certo? Bem, não exatamente! A Sealed Air, empresa que fabrica plástico-bolha desde 1960, desenvolveu recentemente um plástico-bolha que não estoura. Denominado iBubble Wrap, este novo material foi lançado em 2015.

Usar um plástico-bolha que não estoura parece chato para você? Pode até ser, mas esse novo material traz benefícios para empresas que embalam e despacham grandes quantidades de mercadorias. De um modo geral, o novo iBubble Wrap é mais fácil de armazenar e é ótimo para proteger embalagens que armazenam produtos muitos frágeis.

Leia Também: Qual a simbologia do sombrero, o chapéu mexicano?
Leia Também: Quais são os países mais e menos parecidos com o Brasil?

No entanto, você não precisa se preocupar em ficar sem algo para estourar. O plástico-bolha tradicional ainda está no mercado e conta com mais utilidades do que nunca! Além de proteger produtos e auxiliar na redução do estresse, as pessoas continuam encontrando maneiras de usar esse material popular em várias aplicações, como isolar janelas e até mesmo proteger para-brisas do gelo.

E você, também gosta de estourar plástico-bolha? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Torpedo de submarino

Algum submarino já foi destruído pelo próprio torpedo?

5 Fatos Surpreendentes Sobre a Vida de Cleópatra

5 Fatos Surpreendentes Sobre a Vida de Cleópatra