no

Quais são os países mais e menos parecidos com o Brasil?

Alguns países se assemelham com muitas características do Brasil, enquanto outros ficam no lado oposto do espectro comparativo.

Foto: Pixabay

Você já se perguntou o quão semelhantes ou diferentes podem ser dois países? Com essa questão em mente, o site Objective Lists criou o Country Similarity Index, uma espécie de ranking que tenta quantificar como os países são semelhantes entre si em relação a outros países.

Esse índice é uma ferramenta objetiva baseada em dados estatísticos. Basicamente, ele pondera igualmente cinco aspectos principais dos países: sua demografia, cultura, política, tecnologia e geografia. Além disso, cada aspecto foi balanceado uniformemente entre fatores como quantidade, porcentagem, etc.

Analisando esse ranking, é possível notar que existem muitos países com alto grau de semelhança com o Brasil. Os países latino-americanos são especialmente parecidos com o Brasil, pois tendem a ser majoritariamente católicos, falam línguas românicas e são nações em desenvolvimento.

Ao longo desse artigo, nós vamos listar os cinco países mais e menos parecidos com o Brasil, segundo o Country Similarity Index. Lembrando que as respectivas colocações dos países estão de acordo com as projeções do Objective Lists. Sem mais delongas, vamos conferir:

As nações mais parecidas com o Brasil

Colômbia (Foto: Pixabay)

1º) Colômbia: Se levarmos em conta os cinco aspectos citados anteriormente, veremos que a Colômbia é o país mais parecido com o Brasil, apesar de falar espanhol em vez de português. De um modo geral, ambos os países compartilham demografia e cultura semelhantes, sem falar que os dois possuem porções significativas de seus territórios cobertas por floresta tropical. A diferença fica pelo fato de que a Colômbia é mais montanhosa do que o Brasil.

Uruguai (Foto: Pixabay)

2º) Uruguai: O Uruguai costumava ser uma província do Brasil (Cisplatina), antes de ganhar sua independência em 1828. Sua geografia é bastante semelhante à Região Sul do Brasil. Além disso, os dois países compartilham traços culturais.

Venezuela (Foto: Pixabay)

3º) Venezuela: Embora haja uma percepção negativa por boa parte da população brasileira com relação ao instável governo venezuelano, é inegável que a geografia da Venezuela é muito semelhante à do Brasil, já que ela também é composta principalmente por floresta tropical e faz fronteira com o Oceano Atlântico. Ambos os países também têm demografia e cultura semelhantes. Daí a terceira posição na lista.

Argentina (Foto: Pixabay)

4º) Argentina: Brasil e Argentina são dois dos países mais influentes da América do Sul. Além disso, o sul do Brasil e o norte da Argentina são bastante semelhantes, exceto pela diferença de idioma.

Peru (Foto: Pixabay)

5º) Peru: O Peru também é bastante semelhante ao Brasil, no entanto, tem mais influência do povo nativo americano em sua demografia e cultura. Ambos também contam com climas tropicais, mas o Peru é significativamente mais montanhoso. Curiosamente, a Cordilheira dos Andes no Peru é a nascente do rio Amazonas.

As nações menos parecidas com o Brasil

Somália (Foto: Wikimedia Commons)

1º) Somália: A Somália é de longe o país menos parecido com o Brasil. Sua paisagem de deserto árido contrasta com diversidade de biomas do Brasil. Além disso, suas políticas são extremamente conservadoras e fundamentadas no islamismo, bem diferente do Brasil, que tende a ser um país mais liberal, ainda que bastante religioso. Por último, também não podemos deixar de citar que a demografia da Somália é muito diferente da do Brasil e que o povo somali praticamente vive em anarquia.

Iêmen (Foto: Wikimedia Commons)

2º) Iêmen: O Iêmen está localizado no Deserto da Arábia, no Golfo de Aden. É um outro país muçulmano com política fundamentalista e com pouca semelhança cultural ou demográfica com o Brasil. Daí a presença na lista.

Afeganistão (Foto: Pixabay)

3º) Afeganistão: O Afeganistão é o terceiro país muçulmano consecutivo nesta lista. Não apenas sua infraestrutura e governo diferem significativamente do Brasil, mas também sua geografia. É um país sem litoral e bastante montanhoso em comparação com o Brasil, que é relativamente plano na maior parte de seu território. Além disso, o Brasil é altamente urbanizado em comparação com o Afeganistão, que é mais rural.

Sudão (Foto: Wikimedia Commons)

4º) Sudão: O Sudão está localizado no deserto do Saara e faz fronteira com a Eritreia a noroeste. Assim como os outros países dessa lista, o Sudão difere do Brasil em praticamente todos os aspectos. Recentemente, o Sudão perdeu parte do território para o recém-formado Sudão do Sul.

Eritreia (Foto: Pixabay)

5º) Eritreia: A Eritreia é o único país da lista dos países menos parecidos com o Brasil a contar com uma população de maioria cristã. Esta nação está localizado no Mar Vermelho em frente ao Iêmen. Seu governo é uma ditadura há quase 20 anos.

Leia Também: Existe algum pedaço de terra que não pertence a nenhum país?
Leia Também: O café já foi proibido em algum país?

E você, já desconfiava da presença de certos países nesta lista? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Qual a simbologia do sombrero, o chapéu mexicano?

Médica com jaleco branco

Por que os médicos usam jaleco branco?