no

Por que a cola não gruda no interior do frasco?

Embora pareça ser mágica, isso tudo é uma questão de ciência.

Foto: Pixabay

Ao longo de sua vida, você já deve ter usado vários tipos de cola para inúmeros fins. No entanto, você já se perguntou por que as colas (incluindo as chamadas ‘supercolas’) não grudam no interior dos seus frascos?

De certo modo, esse é um daqueles mistérios da vida que provavelmente já confundiu muitos estudantes ao longo da história. Por que será que aquela substância pegajosa que todos chamamos de cola pode colar várias coisas, mas não gruda no interior das suas embalagens?

Embora pareça ser mágica, isso tudo é uma questão de ciência. Mais especificamente, isso tem tudo a ver com a água, como veremos ao longo deste artigo.

Cola branca
Foto: Wikimeda Commons

Por que a cola branca não gruda no interior do recipiente?

A cola branca comum que a maioria das pessoas conhece tão bem é composta de uma variedade de produtos químicos chamados polímeros. Em termos básicos, os polímeros são fios longos que são pegajosos e bastante elásticos. Por conta disso, os fabricantes de cola precisam encontrar a combinação certa de polímeros pegajosos e elásticos para fazer a melhor cola possível.

Além dos polímeros, a cola branca também contém água, que é o principal agente por trás da pergunta deste post. Na prática, a água atua como um solvente que mantém a cola líquida até você decidir utilizá-la.

Quando você coloca cola em um pedaço de papel, o solvente em ação (nesse caso a água) é exposto ao ar. Consequentemente, a água vai evaporar (mudar de um líquido para um gás), de modo que conforme a água evapora, a cola seca e endurece. Então, tudo o que resta são os polímeros pegajosos que mantêm as coisas juntas em um processo conhecido como “adesão mecânica”.

Então, por que as colas brancas não grudam no interior do recipiente? Bem, quando a cola branca está dentro de uma garrafa, não há ar suficiente dentro do frasco para fazer com que a água evapore e seque todo  o conteúdo. Basicamente, o frasco protege a cola do ar e a mantém umedecida.

Dito isto, se você já esqueceu de tampar um frasco de cola por um tempo, deve ter percebido que, infelizmente, o conteúdo da embalagem secou.

Super cola
Foto: Wikimeda Commons

E quanto à supercola?

Você deve ter notado que as supercolas (Super Bonder, Tek Bond, etc) tendem a secar no recipiente mais rapidamente do que a cola branca. Bem, isso acontece porque a supercola funciona de maneira diferente da cola branca.

Em vez dos polímeros na cola branca, a supercola é feita de uma substância química chamada cianoacrilato. Este produto químico une as coisas quando reage com o vapor de água no ar através de um processo que é cientificamente denominado “adesão química”.

As supercolas com cianoacrilato são usadas principalmente como adesivos de rápida aplicação. Nesse caso, camadas finas se unem com eficácia. Além disso, a grande vantagem é essas colas unem muitas substâncias, incluindo tecidos sintéticos, fibras naturais, borracha, metais, algodão, lã e couro.

Vale mencionar que este tipo de cola normalmente é de secagem imediata, geralmente secando de 2 a 10 segundos dependendo da viscosidade e da superfície do produto a ser colado.

Foto: Wikimeda Commons

Uma palavra final

É importante deixar claro que, não importa o quão seco o ar possa parecer, sempre há um pouco de vapor d’água no ar. Por isso, para evitar que a supercola venha a secar, seu recipiente deve ser mantido bem fechado para evitar que o vapor de água entre e reaja com a cola.

Leia Também: Por que apenas um lado do papel-alumínio é brilhante?
Leia Também: Por que as lagostas são tão caras?

No fim das contas, quer você esteja falando sobre cola branca ou supercola, o fator que explica por que as colas em geral não grudam dentro de seus próprios recipientes é a água. Com as colas brancas, você precisa do frasco para evitar que a água em sua composição evapore. Os recipientes de supercola, por outro lado, mantêm a água afastada para evitar que uma reação química faça com que ela endureça.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Pólvora

Como surgiu a pólvora?

Latinhas de Coca-Cola

12 curiosidades incríveis sobre a Coca-Cola