no

Por que as lagostas são tão caras?

As lagostas podem lhe custar muito dinheiro, não importa como ou onde você as compra.

Prato com lagostas
Foto: Pixabay

Embora não apresentem uma boa aparência, as lagostas tendem a ser muito deliciosas. Isso é algo com que praticamente todos nós concordamos, mas, para a tristeza de muitos, essas criaturas se tornaram um prato requintado por excelência. Dito isto, a pergunta que fica é: por que as lagostas são tão caras?

Ao longo deste artigo, nós vamos analisar o que há com este crustáceo do fundo do Atlântico que o faz apresentar um preço gigantesco.

Foto: Pixabay

Lagostas já foram consideradas “comida de pobre”

Talvez você ainda não soubesse, mas as lagostas costumavam ser algo que até mesmo as pessoas pobres podiam pagar, especialmente na América do Norte. De fato, antes de haver técnicas de cultivo de frutos do mar de alta tecnologia e métodos de segurança alimentar como os que existem hoje, a maioria dos frutos do mar não eram as iguarias que agora conhecemos e amamos.

As lagostas também costumavam ser muito abundantes. Na costa leste dos Estados Unidos colonial, por exemplo, não era incomum que lagostas chegassem à região por conta própria, o que as tornava uma das capturas mais fáceis para os colonos. Desse modo, toneladas de lagostas para todos e nenhuma prática de segurança de alta tecnologia mantinham os preços baixos o suficiente para todos.

A grande questão é que a indústria de frutos do mar agora possui a melhor tecnologia e métodos de cultivo para coletar e armazenar lagostas com rapidez e segurança para tornar o processo eficiente e nos manter saudáveis. À primeira vista, isso é algo muito bom, mas como veremos no tópico a seguir, existe um efeito colateral por trás disso.

Foto: Pixabay

Os fatores que levaram as lagostas ao status de iguaria

Talvez a razão número um para o aumento dos preços das lagostas seja o fato de que elas são muito mais procuradas hoje do que quando eram mais abundantes. Na época em que as lagostas eram tão superpovoadas que chegavam à costa com facilidade, havia mais lagostas do que pessoas que sabiam o que fazer com elas. Após décadas de captura, a população diminuiu, mas a demanda continuou crescendo.

Também devemos levar em conta o fato de que lagostas não são criaturas de crescimento rápido. Na verdade, elas podem levar cerca de sete anos para crescer até o tamanho mínimo necessário para a captura, que é cerca de meio quilo. Consequentemente, a lenta taxa de crescimento desses crustáceos não ajuda sua população cada vez menor.

Por último, tenha em mente que alguns dos preços que você paga pelas lagostas também cobrem a tecnologia que vem com a sua criação, captura e armazenamento. Em geral, a criação de lagostas dá muito trabalho, exigindo que os criadores mantenham a população devidamente alimentada, saudável e próspera.

Vale mencionar que precisamos considerar os regulamentos em vigor para a captura de lagostas, que exigem que qualquer uma que não atenda aos requisitos de tamanho específicos deve ser devolvida ao seu habitat, o que torna o processo ainda mais complexo.

Lagostas
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Como você pode ver, uma combinação envolvendo o ciclo de vida da lagosta, captura excessiva e até mesmo o uso de certas tecnologias levou a um aumento nos preços da lagosta nas últimas décadas. O que antes era uma “comida de gente pobre” agora é uma iguaria que pode tirar muito dinheiro do seu bolso apenas por uma refeição.

Além disso, as lagostas precisam ser armazenadas com cuidado antes de serem comercializadas. A maioria das lagostas é mantida viva até que seja vendida e cozida, o que reduz o risco de transmissão de doenças, mas encarece o seu preço

Por conta de toda a complexidade envolvida no processo de armazenamento das lagostas, essas criaturas precisam ser mantidas em água com alimentos e oxigênio suficientes para viver e se manter saudáveis. Na prática, esse é um processo detalhado que dá muito trabalho e consequentemente também eleva os seus custos.

Leia Também: O que acontece se uma pessoa não fizer cocô?
Leia Também: 5 animais que você não sabia que podem ser extintos

Dito isto, a melhor coisa que você pode fazer é certificar-se de que seu dinheiro está sendo gasto em algo de qualidade quando for comprar lagostas. Por isso, dê preferência a vendedores e comércios especializados que tenham uma boa reputação no mercado.

Um alimento realmente muito caro, não é mesmo? Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Usando secador de cabelo

Quem inventou o secador de cabelo?

Grande Muralha da China

A Grande Muralha conseguiu proteger a China de invasões?