no

12 curiosidades incríveis sobre a Coca-Cola

De uma origem humilde à disponibilidade em todo o mundo, esta marca de refrigerante tem muita história para contar.

Latinhas de Coca-Cola
Foto: Pixabay

Existe alguma marca mais reconhecida no mundo do que a Coca-Cola? Desde 1886, essa marca faz cócegas nas papilas gustativas dos amantes de refrigerantes em todos os lugares possíveis. A “Coca” é considerada por muitos a bebida perfeita para complementar uma pipoca no cinema, um lanche de fim de tarde ou aquele tradicional almoço na casa de um familiar.

Apesar de ser um dos refrigerantes mais populares no mercado hoje, poucas pessoas estão cientes dos fatos estranhos (mas verdadeiros) que se escondem por trás do seu rótulo vermelho e branco. Pensando nisso, decidimos abrir o cofre de fatos curiosos da Coca-Cola. Confira!

1. John Stith Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, criou a Coca-Cola em 1886 sugerindo que sua bebida poderia trazer benefícios medicinais para seus consumidores. Um dos primeiros anúncios impressos descreveu o refrigerante como “uma cura para todas as afecções nervosas”, incluindo a histeria. Obviamente, não é algo com que os médicos modernos concordariam.

Foto: Wikimedia Commons

2. Embora alguns dos efeitos mais sérios dos refrigerantes para a saúde sejam bem documentados hoje, os entusiastas da Coca no final do século 19 não estavam exatamente preocupados com os efeitos da água gaseificada com açúcar nos bebês. De fato, bebês agitados às vezes recebiam alguns goles da bebida na esperança de “acalmá-los”.

3. Originalmente, Coca-Cola realmente continha cocaína em sua composição, mas vale destacar que a cocaína e outras drogas não eram ilegais até 1914. Portanto, embora a ideia de “beber cocaína” pareça bem estranha agora, ela não era tão absurda na época.

4. O design icônico da garrafa foi criado para ajudar a Coca a se destacar de seus concorrentes. Em 1915, os diretores da marca pediram às empresas de engarrafamento de vidro que projetassem uma garrafa diferente de todas as outras. Eventualmente, a empresa vencedora da disputa, a Root Glass Company, criou a icônica garrafa de vidro da Coca-Cola.

Foto: Pixabay

5. A única coisa mais difundida que as garrafas de vidro da Coca são suas latinhas de alumínio, que nasceram de uma necessidade específica: a empresa as criou para que pudessem ser enviadas para as forças armadas no exterior. Embora as latinhas fossem práticas, os materiais necessários para produzi-las foram racionados durante a Segunda Guerra Mundial e a empresa não conseguiu enviá-las para as tropas até o fim do conflito. Posteriormente, a Coca-Cola começou a oferecê-las a clientes civis em 1960.

6. A receita da Coca-Cola é mantida em um cofre. Você não pode ver a receita em si, mas pode ver onde ela é guardada. No museu World of Coca-Cola em Atlanta, você pode visitar a exposição The Vault of the Secret Formula, onde a receita está guardada.

7. Quando você pensa no Papai Noel, você imagina um homem velho, gordo e barbudo que veste vermelho, certo? Bem, saiba que isso se deve à Coca-Cola (pelo menos em parte). Em 1931, a empresa contratou o ilustrador Haddon Sundblom para pintar imagens do Papai Noel segurando garrafas de Coca. De acordo com a Coca-Cola, essas imagens ajudaram a “criar a interpretação moderna de São Nicolau”.

Foto: Pixabay

8. Em 1985, astronautas tomaram Coca no ônibus espacial Challenger. Isso marcou o primeiro consumo de refrigerante no espaço, segundo a empresa.

9. Muita gente não sabe, mas uma funcionária da Coca já foi condenada à prisão por tentar vender segredos para a Pepsi. Isso pode soar como algo retirado de um filme, mas realmente aconteceu! Em 2007, a ex-secretária da Coca-Cola, Joya Williams, foi condenada a oito anos de prisão por tentar negociar segredos de produção da Coca-Cola com a empresa rival Pepsi.

10. Você não verá outros logotipos com a fonte da Coca-Cola, pelos menos não legalmente. Isso porque, em 1893, a empresa registrou a fonte no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.

Carro antigo Coca-Cola
Foto: Pixabay

11. A Coca-Cola pode ser usada como repelente improvisado de insetos. Não, não estou dizendo que você deve se banhar em refrigerante antes de sair. Na verdade, como os insetos são atraídos pelo açúcar, você pode usar isso a seu favor. Deixar um copo de Coca-Cola (ou qualquer outra bebida doce) a uma certa distância de onde você está pode atrair os insetos para o refrigerante e para longe de você.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Pato Donald
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Mulher-Maravilha

12. Em abril de 1985, a Coca-Cola anunciou uma mudança na receita original, nomeando orgulhosamente o refrigerante de “New Coke”. Enfrentando protestos públicos pelo sabor “menos agradável”, a empresa voltou à fórmula antiga apenas três meses depois. Esse evento é considerado um dos maiores fracassos de marketing de todos os tempos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que a cola não gruda no interior do frasco?

O que faz um representante de vendas?