no

12 curiosidades refrescantes sobre a Pepsi

Os amantes da Pepsi podem até estar familiarizados com o refrigerante, mas há sempre algo novo para todo fã aprender.

Latinha de Pepsi
Foto: PxHere

Seja por conta dos clássicos comerciais com Michael Jackson e Ray Charles ou devido à rivalidade de longa data com a Coca-Cola, a Pepsi se tornou uma parte icônica da cultura pop global e não dá sinais de que isso vai mudar tão cedo. De fato, essa marca de refrigerante já está no mercado há mais de 120 anos!

Para celebrar a história de sucesso da Pepsi, aqui estão 12 fatos curiosos que você provavelmente ainda desconhece sobre essa bebida que tem feito sucesso por gerações. Confira!

1. A Pepsi foi introduzida no mercado em 1893 sob o nome “Brad’s Drink”. O nome foi mantido pelos primeiros cinco anos, após os quais foi renomeado para “Pepsi-Cola” em 1898.

Foto: Wikimedia Commons

2. O fundador da Pepsi-Cola, Caleb Bradham, era dono de uma drogaria. Inicialmente, ele tentou comercializar a bebida para pessoas com problemas de digestão ou dores de estômago. De fato, o nome do refrigerante é um derivado de “pepsina”, uma enzima digestiva que é produzida pelas paredes do estômago.

3. Pouca gente sabe, mas existiu uma possibilidade real do surgimento de uma marca gigante de refrigerante reunindo a Pepsi-Cola e a Coca-Cola. Em três ocasiões, entre 1922 e 1933, a Pepsi ofereceu à Coca-Cola a oportunidade de adquiri-la. A Coca-Cola, no entanto, recusou todas as três ofertas.

4. A Pepsi foi a primeira marca de refrigerante a lançar no mercado garrafas de 2 litros. As garrafas foram inventadas na década de 1970 por Nathaniel Wyeth e a Pepsi se tornou a primeira empresa a usá-las em todo o mundo em 1976.

Garrafa de Pepsi
Foto: Pixabay

5. Existem dezenas de variações de produtos da marca, incluindo refrigerantes azuis e bebidas cítricas. A Pepsi costuma fazer experiências com diferentes fórmulas e em diferentes mercados para produzir os produtos mais adequados em cada região ou país em questão.

6. Em 1975, a marca estabeleceu um teste cego denominado “Take the Pepsi Challenge”. Na ocasião, pessoas vendadas foram convidadas a beber Pepsi e Coca-Cola e decidir qual prefeririam com base somente no gosto. A maioria escolheu Pepsi em vez da Coca.

7. Ao longo de sua história, a marca adotou 11 logos diferentes. A logomarca original contava apenas com o nome estilizado do refrigerante. Já o icônico símbolo do globo surgiu em 1950.

Foto: Reprodução

8. As cores tradicionais do refrigerante (azul, vermelho e branco) foram introduzidas para representar a bandeira americana. De fato, elas foram lançadas na Segunda Guerra Mundial para apoiar as tropas americanas e o esforço de guerra do país.

9. A Pepsi possui aproximadamente 500 patentes, incluindo uma curiosa patente de uma raquete de tênis. A raquete em questão substitui a madeira e o náilon por um “material resinoso sintético que pode ser reforçado integralmente com fibras de reforço de alto módulo”.

10. Na década de 1990, a Pepsi do Japão abordou o quadrinista canadense Travis Charest para criar um personagem a ser usado em seus comerciais de TV. Charest criou um super-herói sem rosto chamado Pepsiman, que corria levando a bebida para “qualquer pessoa que precisasse”. Isso rendeu até mesmo um jogo de videogame lançado em 1999 (vídeo abaixo) que envolvia guiar o “herói” através de obstáculos para que ele pudesse entregar a bebida gaseificada aos fãs.

11. A Pepsi notoriamente faz o uso da rivalidade comercial contra a Coca-Cola como estratégia de marketing e publicidade. Em 2011, a empresa produziu um anúncio que mostrava o Papai Noel rejeitando a Coca-Cola e pedindo uma Pepsi.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Coca-Cola
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Pato Donald

12. Em 1972, a Pepsi se tornou o primeiro produto dos Estados Unidos a ser comercializado e vendido nas prateleiras das lojas da antiga União Soviética. Acredita-se que tudo isso começou em 1959 na exposição comercial de Moscou, onde Nikita Khrushchev (então primeiro-ministro do país) experimentou o refrigerante e gostou.

Uma marca com muita história para contar, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por que os pavões mostram penas

Por que os pavões abrem as penas?

É Possível Mudar O Nosso Tipo Sanguíneo?

É Possível Mudar O Nosso Tipo Sanguíneo?