no

Por que as bexigas estouram quando são espetadas por uma agulha?

Pouca gente percebe, mas existe toda uma ciência por trás do simples estouro de uma bexiga por uma agulha.

Estourar bexigas antes, durante e depois das festas de aniversário costuma ser uma das melhores lembranças da infância de muita gente. Há algo inexplicavelmente satisfatório em furar um balão e vê-lo estourar no instante seguinte.

Dito isto, você já se perguntou sobre o que acontece “nos bastidores” que pode explicar por que as bexigas estouram quando são espetadas por uma agulha? Por que elas estouram instantaneamente, em vez de vazar o ar lentamente, como acontece quando você fura um saco de batatas fritas?

Bexigas
Foto: Pixabay

Entendendo a elasticidade de uma bexiga

Uma bexiga geralmente é feita de materiais altamente elásticos, como borracha, látex, náilon ou policloropreno, sendo que todos eles lhe conferem a capacidade de inflar e esticar para ficar bem maior do que seu tamanho original. De um modo geral, o ar dentro do balão também costuma apresentar uma pressão mais alta do que o ar externo.

A borracha no balão contém uma série de moléculas longas (chamadas “polímeros”) que estão ligadas entre si. Devido à sua natureza elástica, um balão pode ser inflado até um certo limite. Se esse limite for ultrapassado, a tensão que puxa os elos transversais das ligações dos polímeros torna-se muito grande, fazendo com que se quebrem e provoquem o estouro do balão.

por que as bexigas estouram quando sao espetadas por uma agulha 2
Foto: Pixabay

Compreendendo por que exatamente as bexigas estouram com uma simples agulha

No momento em que você espeta uma bexiga, um pequeno orifício é feito em sua superfície. Se o balão estiver apenas ligeiramente inflado, ele não irá estourar instantaneamente, pois o ar vai vazar lentamente até a bexiga ficar completamente vazia, voltando ao tamanho original.

Por outro lado, se estivermos falando de uma bexiga que foi inflada até seu tamanho máximo, suas cadeias de polímero estarão sob muita tensão. Como cada ponto na superfície está sendo puxado de modo uniforme em todas as direções pelas moléculas de borracha, no momento em que um minúsculo orifício aparece na superfície, a borracha deixa de ser puxada uniformemente em todas as direções.

Na prática, isso faz com que a força resultante afaste a borracha do furo, o que aumenta ainda mais o tamanho do orifício. Isso continua até que toda a pele do balão seja puxada totalmente de volta para um ponto oposto ao buraco, provocando o estouro do balão. Observe que o “estouro” é atribuído à onda de pressão criada após uma mudança repentina de pressão devido à rápida expansão do ar que estava dentro do balão.

O mais curioso disso tudo é que, quando explicado dessa forma, pode até parecer um processo longo, mas a verdade é que tudo isso ocorre de forma incrivelmente rápida. Esse processo aparentemente longo é praticamente instantâneo!

As bexigas também estouram quando recebem um esguicho de uma casca de laranja

Se você nunca tentou isso antes, pode tentar agora. Pegue uma casca de laranja e esguiche um pouco das raspas em uma bexiga inflada. Se você não estiver usando uma bexiga com borracha vulcanizada, ela vai estourar instantaneamente. Aqui está um vídeo mostrando esse experimento na prática:

Esse estranho fenômeno ocorre porque as cascas das laranjas contam com um hidrocarboneto líquido incolor chamado limoneno que, além disso, também dá às laranjas seu aroma característico. A natureza não polar do limoneno é responsável por dissolver as cadeias da borracha onde os fios de polímero não são reticulados.

Por outro lado, se o balão for feito de borracha vulcanizada, ele não vai estourar como resultado do esguicho das cascas de laranja, pois a borracha vulcanizada tem seus fios de polímero conectados por átomos de enxofre, inviabilizando o “poder de destruição de balões” do limoneno.

Leia Também: É realmente possível morrer de medo?
Leia Também: Como os cachorros pensam?

Então, da próxima vez que você estiver em uma festa de aniversário e quiser estourar balões com um pouco mais de estilo, faça questão de carregar algumas laranjas frescas em seus bolsos. Ah, mas lembre-se de cruzar os dedos e torcer para que os balões não sejam feitos de borracha vulcanizada!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

o que faz um epidemiologista

O que faz um epidemiologista?

os gatos podem beber leite de vaca

Os gatos podem beber leite de vaca?