Até mesmo aqueles que não observam as aves com muita frequência podem apreciar os tons delicados e as melodias do seu canto. No entanto, o que pouca gente sabe é que toda essa cantoria é mais do que apenas música para essas criaturas.
Entender por que as aves cantam pode ajudar os observadores a aprenderem os diferentes ciclos da vida desses animais e até mesmo a identificá-los pela voz e pelo som.
No geral, as aves têm vocalizações muito complexas, muitas vezes com mais de um tom produzido simultaneamente, graças à siringe especializada (seu equivalente a caixa vocal) que lhes permite criar sons independentes em diferentes partes da traqueia.
As “canções” podem durar de 2 a 10 segundos e costumam ser repetidas em longas sequências. Muitas dessas cantorias incorporam uma variedade de tons e ritmos em uma sequência conectada.
As razões pelas quais as aves cantam
As aves usam canções para uma variedade de propósitos, sempre dependendo da estação e das necessidades individuais de cada uma. Dito isto, os motivos mais comuns para os pássaros cantarem incluem:
Reivindicar e defender um território – Uma canção alta e complexa anuncia aos pássaros próximos que o território já está habitado por um macho ativo e saudável. Desse modo, qualquer pássaro que queira desafiá-lo por seu território deve avaliar suas chances de sucesso interpretando a força e a complexidade de seu canto.
Atrair uma companheira – Assim como a canção de um macho anuncia seus limites territoriais aos rivais, ela também permite que as fêmeas próximas saibam que o macho é forte e capaz de defender uma boa região. A complexidade de um canto também pode indicar saúde e idade, já que as aves mais velhas têm mais tempo para aprender novos tons e melodias. Na prática, isso permite que uma parceira em potencial saiba que o macho pode dar a ela as melhores condições para criar filhotes saudáveis.
Duetos de acasalamento – Durante os rituais de acasalamento de algumas espécies de aves, ambos os envolvidos cantam em um dueto complexo que fortalece o vínculo do casal. A interação de suas canções e como eles respondem um ao outro demonstra sua capacidade de resposta e reforça seu compromisso. Isso também ajuda a anunciar que eles não estão disponíveis para outras aves solteiras.
Comunicação geral – Embora os pássaros tenham uma variedade de chamados que são usados para diferentes tipos de comunicação, um canto também pode ser usado para propósitos mais gerais. Assim, ema canção simples e básica pode chamar aves do mesmo bando para uma nova fonte de alimento, por exemplo.
A “alegria” envolvida nas canções das aves
Alguns ornitólogos teorizam que as aves também podem cantar simplesmente por prazer. Embora mais pesquisas sejam necessárias para comprovar essa tese, já que a ideia das emoções dos pássaros ainda não é bem compreendida e pode ser controversa, é possível que esses animais realmente apreciem seus próprios cantos e cantem com outros pássaros responsivos nas proximidades.
Nos casos em que as aves cantam sem preocupações territoriais ou de corte, a beleza do canto e o prazer de produzi-lo podem muito bem ser a razão principal pela qual elas “soltam a voz” em determinados momentos.
É importante deixar claro que assim como os bebês não nascem com um vocabulário completo, as aves não nascem com a habilidade de cantar. Os pássaros mais jovens praticam gritos implorantes e outros tons que chamam a atenção no ninho, mas gradualmente aprendem a cantar ouvindo as canções de seus pais. Por causa desse processo de educação, pássaros em diferentes áreas geográficas aprenderão canções ligeiramente diferentes.
Em certos diferentes, as aves até aprendem a imitar outras espécies ou sons que não sejam de pássaros. Os pássaros da família Mimidae, por exemplo, até incorporam sons mecânicos como buzinas de carros, telefones celulares e ruídos de equipamentos de construção civil em suas canções.
Os perigos de toda essa cantoria
A cantoria das aves também tem os seus perigos. É preciso muita energia e muitas calorias para produzir sons altos e claros, sem falar que eles podem facilmente atrair predadores e tornar o cantor mais vulnerável. Ainda assim, os benefícios que os pássaros obtêm do canto, incluindo um território privilegiado, uma parceira saudável e um local para criar seus filhotes, valem o risco.
Os observadores de aves também se beneficiam, não apenas por identificar as espécies por meio de seu canto, mas simplesmente por apreciar o canto que os saúda sempre que pegam seus binóculos.
Leia Também: Por que os cavalos dormem em pé?
Leia Também: Por que alguns hamsters comem seus filhotes?
Vale mencionar que, embora algumas espécies de pássaros cantem o ano todo, a maioria das canções é cantada do final do inverno ao início do verão. Este é o momento em que os pássaros acasalam e, portanto, precisam reivindicar territórios, atrair parceiras e fortalecer os laços sociais, sendo que os cantos são uma parte importante do processo.
As aves são criaturas realmente interessantes, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!