Abóboras brancas, antes uma novidade, estão se tornando cada vez mais comuns em feiras livres e supermercados. De fato, esses intrigantes legumes brancos têm sido usados até mesmo como itens de decoração! Talvez isso seja por conta da maneira fantasmagórica como eles se destacam em uma noite escura ou a suavidade de sua aparência que desperta a criatividade.
Seja qual for a sua utilização, o fato é que as abóboras brancas são ideais para plantar, expor, esculpir e, obviamente, comer. Mas, afinal de contas, o que exatamente são as abóboras brancas? Por que elas apresentam essa cor inusitada?
Em resumo, a abóbora branca é uma variedade de abóbora que foi criada seletivamente para apresentar um pele branca ou marfim. Acredita-se que essa variedade foi especialmente selecionada pelo ser humano dentre abóboras “normais” que apresentavam um albinismo incomum durante o cultivo. Posteriormente, as sementes dessas abóboras “anormais” foram cultivadas e se espalharam pelo mundo.
Vale mencionar que as variedades desse tipo de abóbora variam amplamente em tamanho e forma. As abóboras brancas também são conhecidas como abóbora albina, abóbora fantasma, bola de neve e Baby Boo.
Como é o cultivo de abóboras brancas
Essas abóboras albinas têm sido cultivadas tanto por entusiastas quanto por cientistas. Por exemplo, Brent Loy, um professor da Universidade de New Hampshire, criou com sucesso uma abóbora branca chamada Moonshine, que apresenta um caule mais resistente do que outros tipos de abóboras.
Se você deseja cultivar abóboras brancas, saiba que é possível comprar sementes para variedades específicas em lojas de jardinagem locais ou online. Você também pode encontrar sementes para variedades de abóboras brancas gigantes, mas essas abóboras tendem a exigir cuidados especiais e terrenos com características bem específicas.
As abóboras brancas costumam ser plantadas no início da primavera (caso haja geadas e frio o plantio poderá ser atrasado) e elas levam cerca de 90 dias para crescer. No entanto, certifique-se de ficar atento ao verificar os pacotes de sementes para obter detalhes adicionais.
Vale destacar que, depois que as abóboras brancas amadurecem na aboboreira, elas devem ser colhidas imediatamente para evitar a descoloração e diminuir o risco de ataques de pragas.
Como cozinhar uma abóbora branca
Assim como os outros tipos de abóboras, a polpa dentro de uma abóbora branca é totalmente comestível e pode substituir a abóbora laranja em muitas receitas, seja em uma torta de abóbora branca ou até mesmo em um ensopado.
A textura acetinada e o sabor doce de algumas variedades de abóbora branca são excelentes para assar. As sementes de abóbora branca também podem ser comidas depois de torradas no forno ou em uma frigideira. Além disso, assim como a abóbora laranja típica, você pode fazer purês e gratinados.
Outros usos para as abóboras brancas
Abóboras brancas são ótimas para esculpir porque sua casca não é tão grossa quanto a de uma abóbora laranja comum. Elas são ainda melhores para pintar, quer você faça o estêncil de um desenho ou as transforme para combinar com sua decoração, pintando-as com qualquer cor sólida de sua escolha.
Abóboras brancas também podem fornecer um ótimo contraste em exibições em sua casa ou empresa. Elas são elegantes e podem ser usadas até mesmo como decoração de festas de casamento, por exemplo.
Leia Também: Por que alguns tomates racham ainda durante o cultivo?
Leia Também: O que causa o vício de comer?
No entanto, não tenha medo de pensar fora da caixa. Uma abóbora branca amarrada com uma fita de veludo vermelho e posicionada no topo de galhos verdes pode servir como uma linda decoração para a temporada de férias. Além disso, lembre-se que as abóboras brancas são muito resistentes, podendo ser armazenadas de maneira adequada até os meses de inverno.
E você, já consumiu alguma abóbora branca no seu dia a dia? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉